Enchente no RS: helicóptero da PM/PR realiza missões de patrulha aérea nas áreas alagadas. O governo do Paraná está autuando fortemente em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, com o envio de mais de 100 agentes de segurança do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Miliar, Polícia Civil e Polícia Científica, além de quatro helicópteros. As aeronaves do Paraná foram as primeiras de fora do estado a chegar no RS para ajuda às vítimas das enchentes.
O efetivo paranaense já realizou mais de mil resgates de pessoas e centenas de animais, sendo a grande maioria realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros (CBM/PR). A Polícia Militar (PM/PR) e a Polícia Civil (PC/PR) estão mais focadas na manutenção da ordem pública na região metropolitana de Porto Alegre, realizando patrulhamento nas ruas e nos abrigos, bem como apoio nas investigações de crimes. A Polícia Científica, por sua vez, atua com as autoridades gaúchas na remoção e identificação de cadáveres.
As aeronaves enviadas para o RS são o EC-130 “Falcão 08” (matrícula PR-CBH) e o R-66 “Falcão 12” (PS-HPM) ambos do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), além do AS350 “Águia 02” (PT-HZF) da PC/PR e o PS-HTT do CBM/PR.
O Robson 66 do BPMOA, “Falcão 12”, conta com uma moderna câmera termal com mapeamento e geolocalização, capaz de identificar pessoas e objetos em detalhe de até 10 quilômetros de distância, mesmo sob condições de baixa iluminação. A aeronave ainda possui um potente farol de buscas, sistema de alto-falante, entre outros equipamentos.
A tripulação do “Falcão 12” realizou missões de suporte aéreo e abordagens em área alagada, em locais com informações de roubos e situações de saques, além de radiopatrulhamento policial na cidade de Porto Alegre. Além disso, o “Falcão 12” presta suporte aos policiais militares da PMPR e do Comando de Missões Especiais, que estão atuando por terra, com ações integradas, utilizando a tecnologia e o emprego operacional para proteger a população.
@FFO