Enchente no RS: Força Aérea Chilena envia DHC-6 Twin Otter para Santa Maria. A Força Aérea Chilena (FACh) enviou um bimotor DHC-6 Twin Otter para a Base Aérea de Santa Maria, na região centro do rio Grande do Sul, em apoio às missões de ajuda humanitária às vítimas das enchentes que afetam o sul do Brasil há mais de uma semana. O Chile é o terceiro país que disponibiliza meios para ajudar a população gaúcha, depois do Uruguai e da Argentina.
O DCH-6 chileno, FACh 946, pertence à III Brigada Aérea, sediada na cidade de Puerto Montt, pousou na Base Aérea de Santa Maria próximo da meia-noite de segunda-feira (13/05). O voo do sul do Chile até o Rio Grande do Sul levou quase nove horas, sendo realizado com escalas técnicas nas cidades argentinas de Neuquén, Bahía Blanca e Buenos Aires.
Ao pousar em Santa Maria, o Comandante da missão, Comandante de Esquadra (A) Gonzalo Silva, manifestou “a disponibilidade da tripulação em apoiar as pessoas que sofrem, sublinhando que os meios institucionais estão prontos e à disposição das autoridades locais para a realização de missões que nos permitam. superar as condições atuais”, informou a FACh.
O Twin Otter é uma aeronave de transporte leve, conhecido por sua robustez e capacidade de operar em pistas curtas e não preparadas. Na FACh essas aeronaves são utilizadas em missões de ligação e transporte para locais remotos, como na Antártida. A expectativa é que a partir de Santa Maria (RS), o DHC-6 chileno realize missões de transporte de pessoas, cargas, ajuda humanitária, medicamentos, evacuações aeromédicas, entre outras.
@FFO