Enchente no RS: FACh troca DHC-6 Twin Otter por Casa 212 em Santa Maria. A Força Aérea Chilena (FACh) efetuou a troca de efetivo e de aeronaves que estão destacados na Base Aérea de Santa Maria (RS), no âmbito da missão em apoio humanitário às vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.
O DHC-6 Twin Otter, matrícula 946, que desde o dia 13/06 estava no Brasil, retornou ontem (30/05) para Puerto Montt, no sul do Chile, onde fica a sede da III Brigada Aérea. Em seu lugar, a FACh enviou um bimotor Casa 212 do Grupo de Aviação Nº 2 da I Brigada Aérea, sediado na Base Aérea de Los Cóndores, em Iquique, no norte do país.
O C212, matrícula FACh 961, decolou de Los Cóndores ontem (30/05), com uma equipe composta por quatro pilotos, três tripulantes técnicos e cinco especialistas do 54º Grupo de Manutenção da I Brigada Aérea. A primeira escala do voo foi na Base Aérea de Cerro Moreno, em Antofagasta. A chegada em Santa Maria está prevista para esta sexta-feira (31/05).
Nos dezesseis dias que esteve em Santa Maria, o DHC-6 Twin Otter da III Brigada Aérea realizou 13 missões, com mais de 30 horas voadas, evacuou 20 estudantes e transportou mais de 14 toneladas de ajuda humanitária, principalmente para a cidade de Pelotas (RS).
@FFO