Enchente no RS: FAB transporta bombas para drenagem de água para o RS. Um KC-390 do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) “Esquadrão Zeus” da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou ontem (17/08) a primeira de quatro bombas de escoamento de água da Base Aérea de São Paulo (SP) para a Base Aérea de Canoas (RS). Cada equipamento pesa cerca de 10 toneladas e têm a capacidade para drenar cerca de mil litros de água por segundo.
Serão 18 bombas fornecidas pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (SABESP) que deverão ser instaladas em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e outros locais da Região Metropolitana da capital gaúcha afetadas pelas enchentes. Parte dos equipamentos seguirá por via rodoviária para o RS.
“Assim como vários esquadrões da Força Aérea Brasileira, nesse momento nós estamos trazendo equipamentos essenciais para a operação aqui na região de Canoas. Da mesma maneira, nossas aeronaves estão otimizando o transporte de doações com itens necessários pra apoiar a população”, destacou o Capitão Aviador Rodolfo Ávila Provenzano Novais, um dos integrantes da tripulação, ao chegar em Canoas com a primeira carga nesta manhã.
Arrecadação de Donativos
Também na Base Aérea de São Paulo, os militares da FAB estão trabalhando todos os dias no recebimento e no processamento dos donativos recebidos pela camoanha “Todos Unidos pelo Sul”. Mais de 1.900 toneladas já foram recebidos no local e cerca de 1.600 toneladas enviados para a Base Aérea de Canoas.
Todos Unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.
Fonte: FAB
@FFO