Enchente no RS: FAB presta apoio para decolagens de aeronaves retidas no Aeroporto Salgado Filho. Por conta das enchentes que afetaram a capital gaúcha, as operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), foram completamente interrompidas as 17 horas do dia 03/05, o que deixou várias aeronaves retidas no setor de hangares do aeródromo. Com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), recentemente dezesseis aeronaves foram autorizadas a deixar o aeroporto.
Em dois dias, os Controladores de Voo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da FAB, ativaram a Estação Rádio Porto Alegre (AFIS Palegre) para gerenciar as decolagens das aeronaves.
As atividades foram realizadas na área física da Torre de Controle de Porto Alegre.
“Nós temos controladores de tráfego aéreo que são da Torre Porto Alegre, conhecem a área e operavam, aqui, antes do fechamento do aeroporto. Dessa forma, conseguimos proporcionar o Serviço de Informação de Voo de Aeródromo, passando autorização de plano de voo, dados meteorológicos e outros requisitos previstos para decolagens em condições visuais de aeródromo dotado deste serviço”, destacou o Capitão Luis Alberto Marquetti, Chefe da Seção de Operações do DTCEA-CO.
As operações foram realizadas nos dias 08 e 14 de junho, e necessitaram além do apoio dos profissionais do Controle de Tráfego Aéreo, o deslocamento de equipamentos para garantir a segurança nas decolagens. Abaixo, a relação das dezesseis aeronaves que deixaram o Salgado Filho:
Dia 08/06: PT-RQK (PA34), PP-JGO (BE58), PT-JJB (C402), PS-ERS (C208),
PT-WZC (BE9L), PR-URS (BE9L), PS-APF (PC12) e PT-WYC (F2TH).
Dia 14/06: PR-FEG (BE58), PS-RIG (BE9L), PP-ERG (BE20), PS-RTR (BE20),
PR-AJN (E55P), PT-OSW (H25B), PT-FMW (CL30) e PR-FHT (L3J).
@FFO