Enchente no RS: FAB leva segundo Hospital de Campanha em Canoas. Um KC-390 do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo da Força Aérea Brasileira (FAB) levou mais um Hospital de Campanha para o Rio Grande do Sul. Esta segunda estrutura irá reforçar o atendimento de saúde na região, bastante afetado pelas enchentes.
A aeronave, FAB 2855, pousou na Base Aérea de Canoas (RS) na sexta-feira (17/05) em voo procedente da Base Aérea do Galeão (RJ). Foram transportados cerca de 10 módulos e diversos ambulatórios do novo Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, que será instalado na área da Associação de Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre, que fica próxima à entrada da Base Aérea de Canoas.
Atualmente a FAB já atua com um Hospital de Campanha em Canoas (RS). A montagem da segunda estrutura foi iniciada no sábado e a previsão é de que os atendimentos iniciem nesta segunda-feira (20/05).
De acordo com a Comandante do novo HCAMP, Major Médica Christiane Scardino Evangelista de Loureiro, a segunda estrutura vai complementar as necessidades de atendimento de saúde básica a nível ambulatorial e de atenção primária na região. “Há muitos anos, participo do HCAMP, tanto em missões operacionais como de instrução. Mas as missões humanitárias, nas quais temos a possibilidade de atuar diretamente em situações de calamidade, como ocorre hoje no Rio Grande do Sul, são aquelas que mostramos que a FAB realmente está onde nosso Brasil precisar!”, destacou.
Mais de 40 militares de diversas especialidades compõem o novo Hospital, como Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Ginecologia; Ortopedia, Odontologia; Radiologia; Psicologia; Serviço Social; Farmácia Bioquímica; Farmácia Hospitalar; Enfermagem; e Técnicos de enfermagem, de Laboratório, de Serviço Administrativo; além de Auxiliares Odontológicos e de Infraestrutura. Também serão ofertados exames de hemograma, glicose, ureia, creatinina, magnésio e cálcio, entre outros.
Pioneirismo
Pela primeira vez, a FAB instala dois Hospitais de Campanha na mesma cidade, demonstrando o compromisso em melhor acolher e atender às necessidades da região. Também de forma inédita, no âmbito dos atendimentos ao público externo no HCAMP da FAB, será utilizado o equipamento de Telemedicina. O reforço nos atendimentos facilita as interconsultas e avaliações por diferentes especialistas sem a necessidade de remoção do paciente.
Ainda no contexto dos atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, é a primeira vez que a FAB dispõe de Psicólogos na estrutura de Hospital de Campanha. A especialidade é avaliada como extremamente importante no cenário de catástrofe, inclusive para militares e familiares que perderam suas casas.
O segundo HCAMP da FAB em Canoas atenderá ao público externo, em parceria com a rede de saúde local, e também interno, tendo em vista que a estrutura do Hospital de Aeronáutica de Canoas foi prejudicada pelas enchentes e precisou ser deslocada, já atuando com uma alta demanda de atendimentos em consequências das chuvas.
@FFO
Um KC-390 do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) "Esquadrão Zeus" da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou ontem (17/08) a primeira de quatro bombas de escoamento de água da Base Aérea de São Paulo (SP) para a Base Aérea de Canoas (RS).
Em "Notícias"
As grandes enchentes que estão afetando seriamente várias regiões do estado do Rio Grande do Sul, deverão alterar a rotina do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), gerenciado pela Marinha do Brasil. Os próximos voos de inverno para ressuprimento da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) deverão sofrer alterações em sua rotina.
Em "Notícias"
Como divulgamos recentemente, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o primeiro voo do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) a partir do Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC). A capital catarinense está sendo utilizada como base da Operação Antártica (OPERANTAR), depois que as enchentes afetaram as cidades de Pelotas e Rio Grande, no…
Em "Notícias"