Enchente no RS: FAB leva segundo Hospital de Campanha em Canoas. Um KC-390 do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo da Força Aérea Brasileira (FAB) levou mais um Hospital de Campanha para o Rio Grande do Sul. Esta segunda estrutura irá reforçar o atendimento de saúde na região, bastante afetado pelas enchentes.
A aeronave, FAB 2855, pousou na Base Aérea de Canoas (RS) na sexta-feira (17/05) em voo procedente da Base Aérea do Galeão (RJ). Foram transportados cerca de 10 módulos e diversos ambulatórios do novo Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, que será instalado na área da Associação de Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre, que fica próxima à entrada da Base Aérea de Canoas.
Atualmente a FAB já atua com um Hospital de Campanha em Canoas (RS). A montagem da segunda estrutura foi iniciada no sábado e a previsão é de que os atendimentos iniciem nesta segunda-feira (20/05).
De acordo com a Comandante do novo HCAMP, Major Médica Christiane Scardino Evangelista de Loureiro, a segunda estrutura vai complementar as necessidades de atendimento de saúde básica a nível ambulatorial e de atenção primária na região. “Há muitos anos, participo do HCAMP, tanto em missões operacionais como de instrução. Mas as missões humanitárias, nas quais temos a possibilidade de atuar diretamente em situações de calamidade, como ocorre hoje no Rio Grande do Sul, são aquelas que mostramos que a FAB realmente está onde nosso Brasil precisar!”, destacou.
Mais de 40 militares de diversas especialidades compõem o novo Hospital, como Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Ginecologia; Ortopedia, Odontologia; Radiologia; Psicologia; Serviço Social; Farmácia Bioquímica; Farmácia Hospitalar; Enfermagem; e Técnicos de enfermagem, de Laboratório, de Serviço Administrativo; além de Auxiliares Odontológicos e de Infraestrutura. Também serão ofertados exames de hemograma, glicose, ureia, creatinina, magnésio e cálcio, entre outros.
Pioneirismo
Pela primeira vez, a FAB instala dois Hospitais de Campanha na mesma cidade, demonstrando o compromisso em melhor acolher e atender às necessidades da região. Também de forma inédita, no âmbito dos atendimentos ao público externo no HCAMP da FAB, será utilizado o equipamento de Telemedicina. O reforço nos atendimentos facilita as interconsultas e avaliações por diferentes especialistas sem a necessidade de remoção do paciente.
Ainda no contexto dos atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, é a primeira vez que a FAB dispõe de Psicólogos na estrutura de Hospital de Campanha. A especialidade é avaliada como extremamente importante no cenário de catástrofe, inclusive para militares e familiares que perderam suas casas.
O segundo HCAMP da FAB em Canoas atenderá ao público externo, em parceria com a rede de saúde local, e também interno, tendo em vista que a estrutura do Hospital de Aeronáutica de Canoas foi prejudicada pelas enchentes e precisou ser deslocada, já atuando com uma alta demanda de atendimentos em consequências das chuvas.
@FFO