Enchente no RS: Esquadrão Pampa desloca para Santa Maria. Na manhã deste dia 14 de maio, o 1º/14º GAV — Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas (BACO), deslocou seus F-5M para a Base Aérea Santa Maria (BASM). Motivo: abrir mais espaço para as aeronaves envolvidas na Operação Taquari II.
Decolando em três esquadrilhas, totalizando 9 F-5EM/FM, os Pampas deixaram a BACO rumo a BASM. Decolaram na ordem o Pampa Azul (2 F-5M) às 08h30; Pampa Vermelho (4 F5M) decolando às 9h32 e o Pampa Negro (3 F-5M) às 10h44. Seguiram no FL160 com tempo de voo médio de 30 minutos.
Antes da decolagem, um C-95M do 5º ETA levou mecânicos do Pampa para apoiar o pouso das aeronaves em Santa Maria. Este mesmo Bandeirante trouxe de volta a BACO os pilotos da unidade, logo após o pouso dos últimos F-5, que voltam, assim, a se envolver no esforço de ajuda humanitária.
Como os F-5 não tem uma “função” na operação, eles ficarão em Santa Maria, inclusive onde será operado o ALEDA (Alerta de Defesa Aérea), que continua mantido 24 horas por dia pelo Esquadrão Pampa, com uma equipe de alerta.
O principal motivo do deslocamento dos F-5 é abrir mais espaço para as aeronaves e ações logísticas da Operação Taquari II em Canoas, que não param e estão ativas 24h/dia. A BACO é o principal aeroporto da missão humanitária pelas vítimas da enchente no Rio Grande do Sul, fruto das fortes chuvas que, desde o dia 29 de abril, assolam o estado, que deixaram 447 dos 497 municípios em estado de calamidade pública.
Além das dezenas aeronaves de asas rotativas, que realizam diariamente missões de resgate, apoio, SAR, EVAM e de transporte de mantimentos, a BACO tem recebido inúmeros voos com víveres, água e equipamentos para apoiar as vítimas e auxiliar a reconectar e reconstruir o Estado.
São aeronaves de asa fixa da FAB, de empresas privadas, comerciais e até internacionais, tanto comerciais, como militares. Além disto, o hangar do 1º/14º GAV foi integralmente cedido para a logística da Taquari II. Outro ponto a ser considerado é que em breve a BACO irá operar como aeroporto comercial, operando cinco voos diários das companhias aéreas brasileiras, suprindo a demanda do aeroporto Salgado Filho (SBPA) em Porto Alegre, que está alagado e fora de operação desde a noite do dia 4/05. Com isto, hangares, pátios de manobra, estruturas e hangaretes passam a ser 100% dedicados a Taquari II.
@CAS