Enchente no RS: Defesa Civil Gaúcha alerta para que não usem drones nas áreas de operações aéreas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul fez uma alerta para que as pessoas não utilizem drones para filmagens nos municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado há uma semana. Esses drones particulares estão colocando em risco a segurança das aeronaves que estão atuando nos resgates das vítimas das cheias.
“Muitos civis estão subindo drones para a captação de imagens nas áreas afetadas, e isso pode prejudicar significativamente a segurança de voo das nossas aeronaves empregadas nas ações de socorro”, afirmou a Tenente Sabrina Ribas, da Defesa Civil do estado.
Dezenas de helicópteros das Forças Armadas, Forças Públicas, empresas de táxi aéreo e particulares, estão atuando no resgate das milhares de pessoas ilhadas na região metropolitana de Porto Alegre e na serra gaúcha.
Neste momento, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza 56 pessoas mortas e cerca de 67 desaparecidas. A elevação sem precedentes dos rios na região, incluindo o Guaíba que banha Porto Alegre, provoca muitos transtornos na cidade, que teve o Centro Histórico fortemente alagado.
O Rio guaíba ultrapassou o nível de cinco metros na manhã deste sábado (04/05). Este é maior nível das águas do Guaíba desde a histórica enchente de 1941, quando a medida registrou 4,76 metros.
“Absolutamente sem precedentes o que nós vivenciamos. Estou fazendo esse relato aqui para vocês porque as pessoas precisam entender a gravidade do que nós estamos passando aqui no Rio Grande do Sul”, disse o governador Eduardo Leite em uma live.
@FFO