Enchente no RS: Canoas recebeu Boeing 787 com ajuda humanitária da Argentina. Pela primeira vez em sua história, a Base Aérea de Canoas (RS) recebeu a visita de um Boeing 787. Procedente de Buenos Aires, Argentina, a operação da empresa privada Comlux Aviation ocorreu ontem (21/05), em meio as ações de ajuda humanitária internacional de ajuda às vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.
Realizando o voo “CXB 787” (indicativo de chamada), o Boeing 787-8, matrícula P4-787, pousou na pista 13 da Base Aérea de Canoas às 16h10 (horário local), procedente do Aeroporto Internacional de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires. O voo de retorno decolou às 20h11, com destino à Ezeiza.
A Comlux Aviation é parte do grupo Comlux, e oferece fretamentos executivos de alto padrão com uma frota de aeronaves próprias e de terceiros, como é o caso deste Boeing 787. Pertencente a um empresário argentino, o jato fica baseado em Buenos Aires e Madri, na Espanha.
Configurado internamente para 237 passageiros (32 classe executiva e 205 na cabine principal), o P4-787 frequentemente é utilizado em ações humanitárias pelo mundo, o que explica a suas marcas externas com a palavra “Solidaire”. Neste voo, o Boeing 787 trouxe para Canoas uma carga de ajuda humanitária da Cruz Vermelha Internacional.
Desde o início deste mês de maio, dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, em especial na populosa região metropolitana de Porto Alegre, sofrem com enchentes históricas causadas por excessivos volumes de chuvas. Centenas de milhares de pessoas estão deslocadas das suas residências, e mais de uma centena de vítimas foram contabilizadas.
Com ligações rodoviárias destruídas ou bloqueadas, uma verdadeira operação de guerra foi iniciada, envolvendo um grande número de militares, profissionais especializados e voluntários civis. Centenas de aeronaves e helicópteros estão transportando ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul, em uma verdadeira corrente de ajuda que se estende por mais de duas semanas.
@FFO