Enchente no RS: C-105 da FAB realiza EVAM de bebê em estado grave. Um C-105 Amazonas do 1º Esquadrão do 15º Grupo de Aviação (1º/15º GAV) “Esquadrão Onça” da Força Aérea Brasileira (FAB) foi empregado em uma missão de Evacuação Aeromédica (EVAM) de um recém-nascido em estado grave no interior do Rio Grande do Sul. A missão ocorreu na quarta-feira (29/05).
Convertido internamente em UTI aérea, o C-105 “Onça 10” (matrícula FAB 2810), decolou às 12h47 (horário local) da Base Aérea de Canoas (RS) para um voo de aproximadamente uma hora até o Aeródromo de Santa Rosa, no extremo noroeste do estado. O objetivo era buscar o bebê com seis meses de vida, acometido por um quadro de cardiopatia congênita grave.
Uma equipe médica especializada da FAB acompanhou todo o voo para manter a criança estável e monitorada. O retorno para Canoas aconteceu às 16h39, onde um helicóptero do Corpo de Bombeiros aguardava para transportar o pequeno paciente até um hospital especializado em Porto Alegre (RS).
Tragédia histórica
Desde o início deste mês de maio, dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, em especial na populosa região metropolitana de Porto Alegre, sofrem com enchentes históricas causadas por excessivos volumes de chuvas. Centenas de milhares de pessoas estão deslocadas das suas residências, e mais de uma centena de vítimas foram contabilizadas.
Com ligações rodoviárias destruídas ou bloqueadas, uma verdadeira operação de guerra foi iniciada, envolvendo um grande número de militares, profissionais especializados e voluntários civis. Centenas de aeronaves e helicópteros estão transportando ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul, em uma verdadeira corrente de ajuda que se estende por mais de duas semanas.
@FFO