Enchente no RS: ações da FAB em Santa Maria e Canoas. A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), atua desde terça-feira (30/04), na Operação Taquari II, resgatando os atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul (RS).
As missões são cumpridas a partir da Base Aérea de Santa Maria (BASM) e da Base Aérea de Canoas (BACO), com os helicópteros H-60L Black Hawk , do Esquadrão Pantera e do Esquadrão Pelicano, e com o C-98 Caravan, aeronave da BASM.
Em razão das condições climáticas, quando favoráveis no período da noite, os helicópteros também realizam voos noturnos, o que é possível devido à capacidade da FAB de operar com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).
Números atualizados (até 12h de 04/05):
Pessoas resgatadas: 262
Pets resgatados: 7
Evacuação Aeromédica (EVAM): 7
Horas de voo: 51:35:00
Ações na Base Aérea de Santa Maria (BASM)
Segue intensa a movimentação de aeronaves na BASM com transporte de pessoas atingidas pela enchente. A FAB empregou outra aeronave, um C-98 Caravan, para o transporte de três gestantes de alto risco a hospitais da região. Além disso, decolaram da Base o H-60L Black Hawk com cilindros de oxigênio que foram levados ao Hospital de São João do Polêsine. Material de higiene, cestas básicas e roupas para os atingidos também foram transportados e entregues.
Ações na Base Aérea de Canoas (BACO)
Na BACO, há concentração de aeronaves militares e civis decolando para resgate de pessoas, além de transporte de insumos e mantimentos que serão distribuídos para as localidades que estão com acessos terrestres interrompidos por conta da chuva nos últimos dias. A bordo das aeronaves também há medicamentos diversos e para hemodiálise destinados a outros municípios da região.
Em razão do Rio Guaíba ter transbordado, várias cidades da região metropolitana de Porto Alegre passaram a sofrer com as inundações e pessoas estão desabrigadas. Com isso, Canoas está com cerca de sete bairros alagados. Militares do Grupo de Segurança e Defesa (GSD) atuaram, neste sábado (04/05), nas ruas de Canoas fazendo a retirada de pessoas de dentro das casas, por onde a água já havia invadido de forma expressiva.
Fonte: FAB
@FFO