Enchente no RS: acidente durante operação de resgate aéreo. O interior do Rio Grande do Sul sofre uma histórica enchente causada por grandes volumes de chuvas, em particular a área do Vale do Rio Taquari. Diversas cidades da região foram atingidas pela rápida subida dos rios, forçando milhares de pessoas a sair das suas casas. Até o momento foram registradas mais de 30 mortes e ainda há um grande número de desaparecidos.
Centenas de pessoas não tiveram tempo para deixar as suas propriedades, ficando ilhadas sobre os telhados dos prédios mais altos. Diversas equipes das forças públicas (Polícias, Bombeiros, Forças Armadas, Secretarias de Estado, etc.) estão atuando no resgate e remoção de vítimas, lançando mão de todos meios possíveis, entre eles diversos helicópteros.
Um heliponto de apoio foi instalado em um parque na cidade de Lajeado. A seguir alguns helicópteros observados operando no local:
PP-EHZ # GUAPO 09 (AS350) – Brigada Militar do Rio Grande do Sul
PR-HPC # GAVIAO 01 (AS350) – Polícia Civil Gaúcha
PS-COA # RESGATE 01 (AW119) – Corpo de Bombeiros Militar do RS
PR-HGR # ARCANJO 01 (AS350) – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
PR-CBH # FALCÃO 08 (EC130) – Corpo de Bombeiros Militar do Paraná
PT-YZD # PATRULHA 02 (B407) – Polícia Rodoviária Federal
FAB 8910 (H-60L) – 5º/8º GAv Esquadrão Pantera da FAB
FAB 8916 (H-60L) – 5º/8º GAv Esquadrão Pantera da FAB
N-7054 (UH-12) – EsqHU-51 da Marinha do Brasil
EB 2027 (HM-1) – Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro
PR-JNM (R-44) – Operador privado
* Podem haver outras aeronaves na área.
Na noite de ontem (06/09), pousou na Base Aérea de Canoas (RS) o “PUMA 15”, um helicóptero H-36 Caracal (FAB 8515) do 3º/8º GAv “Esquadrão Puma” da FAB. A Unidade sediada em Santa Cruz (RJ) deverá se incorporar às operações SAR nos próximos dias.
Infelizmente, um fatalidade envolveu uma missão de resgate realizada por um dos helicópteros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
No início da tarde de terça-feira (05/08), uma equipe do “GUAPO” (como é chamado o Grupamento Aéreo da BM), estava realizando o içamento de uma senhora no interior da cidade de Lajeado. Durante a operação, o cabo de içamento rompeu causando a queda da vítima e do militar socorrista nas águas do Rio Taquari. Infelizmente a senhora morreu afogada e o Sargento da BM consegui se salvar com ferimentos. Ele foi encaminhado à um hospital da região onde se recupera.
O governador do RS, Eduardo Leite, lamentou o fato: “A gente lamenta profundamente, no esforço que está sendo feito para poder resgatar as pessoas, que este incidente nos faça ter mais uma perda de vida”, disse o governador, em vídeo divulgado nos meios de comunicação.
Não foram divulgados detalhes, mas supomos que o helicóptero envolvido neste acidente foi o “GUAPO 23” (PR-RES), um dos dois Leonardo AW119 Koala da Brigada Militar. A aeronave estaria fora de operação à disposição dos peritos.
@FFO