Enchente no RS: A330 da Avianca Cargo pousou em Canoas com 50 toneladas de ajuda humanitária. Um Airbus A330-200 da Avianca Cargo, em operação conjunta com a Gol Linhas Aéreas, transportou cerca de 50 toneladas de ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul. A aeronave pousou na tarde de ontem (19/05) na Base Aérea de Canoas (RS) em voo procedente do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
Operado pelo Airbus A330-243F matrícula N335QT, o voo “TAMPA CARGO 4047” (empresa subsidiária do grupo Avianca) pouso na pista 31 da Base Aérea de Canoas (RS) às 16h34 (horário local). De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes, a maior parte do material transportado era composto por medicamentos.
Desde o início deste mês de maio, dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, em especial na populosa região metropolitana de Porto Alegre, sofrem com enchentes históricas causadas por excessivos volumes de chuvas. Centenas de milhares de pessoas estão deslocadas das suas residências, e mais de uma centena de vítimas foram contabilizadas.
Com ligações rodoviárias destruídas ou bloqueadas, uma verdadeira operação de guerra foi iniciada, envolvendo um grande número de militares, profissionais especializados e voluntários civis. Centenas de aeronaves e helicópteros estão transportando ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul, em uma verdadeira corrente de ajuda que se estende por mais de duas semanas.
@FFO