Enchente no RS: a participação da Força Aérea Paraguaia nas missões humanitárias. O Paraguai, da mesma forma que a Argentina, Chile e o Uruguai, também enviou meios militares para as operações de ajuda humanitária durante o período mais crítico das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
A Força Aérea Paraguaia (FAP) enviou para o estado gaúcho uma das suas aeronaves de transporte utilitário Casa 212 do Grupo de Transporte Aéreo (GTA), sediado em Assunção, capital do país. A aeronave foi tripulada por dois Oficiais Superiores e dois Sub-Oficiais paraguaios.
Entre os dias 05 e 10 de junho, o bimotor C212-200, matrícula FAP 2027, ficou sediado na Base Aérea de Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, de onde partiu para realizar diversas missões de transporte de pessoas e de ajuda humanitária para localidades afetadas pelas enchentes.
“Temos o compromisso de prestar assistência e socorro ao povo do Brasil. Cada missão é um testemunho de solidariedade e esperança, levando bens essenciais e apoio a quem mais precisa”, escreveu a FAP em seu site.
O Grupo de Transporte Aéreo da FAP opera quatro turboélices Casa 212, sendo três da versão “-200” (matrículas 2027, 2031 e 2033) e um da versão “-400” (2035), mais potente e com maior capacidade de carga.
@FFO