Enchente no RS: 2 km da pista do Aeroporto Salgado Filho serão reformados. A Fraport Brasil apresentou ao Governo Federal o resultado das análises do estado da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS). Para retomar s operações normais, será necessário a reconstrução parcial de pelo menos 2 quilômetros da pista de pouso e decolagem (PPD).
O relatório foi apresentado ontem (16/07), pelo CEO Global da Fraport, Stefan Schulte, e pela CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal. O documento indica que as obras de recuperação do aeroporto Salgado Filho, paralisado pela enchente desde 03 de maio, são estimadas em R$ 700 milhões.
De acordo com o estudo, a pista ficou submersa por 23 dias, situação considerada como inédita na aviação mundial. Na parte antiga da pista, de 2 km, placa de concreto que fica na base da estrutura foi preservada, mas a camada superior foi comprometida, sendo necessário retirar cerca de 45 centímetros do asfalto para a recuperação.
Já no trecho mais novo da PPD, inaugurado em 2022, cerca de 500 metros submerso, mas com impacto menor, sendo necessário remover apenas 15 centímetros do asfalto. As cabeceiras e as taxiways não foram comprometidas. O sistema de iluminação já foi recuperado e estão em condições para serem utilizadas assim que as subestações de energia do aeroporto forem retomadas.
Os pousos e decolagens deverão iniciar em outubro, com operações parciais realizadas apenas no período diurno em cerca de 1.700 metros da pista. A recuperação total do Aeroporto Internacional de Porto Alegre está prevista para dezembro de 2024.
“A Fraport Brasil reforça o compromisso com o cumprimento do contrato de concessão firmado com a ANAC e a pronta recuperação do Rio Grande do Sul. Em breve devolveremos à sociedade gaúcha um dos melhores aeroportos do Brasil”, salientou a Sra. Andreea Pal.
@FFO