ENAER está convertendo os C-130H da FACH com o sistema NP2000. A Força Aérea do Chile (FACH) está prestes a iniciar os testes de voo do seu primeiro KC-130R Hércules atualizado com o sistema de hélices Collins Aerospace NP2000 de oito pás. A ENAER (Empresa Nacional de Aeronáutica do Chile) está realizando a conversão da primeira aeronave, que deverá iniciar os testes de voo no próximo mês de setembro.
O primeiro Hércules chilena com sistema octapá é o KC-130R FACH 992, e a previsão é que mais três aeronaves serão modificadas pela ENAER, cuja sede fica junto ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago. A modificação é inédita na América Latina, e consiste na substituição do atual conjunto de quatro pás metálicas, por outro com oito pás de carbono revestidas em Kevlar.
Com oito pás compostas e Sistema de Controle Eletrônico de Hélice Digital (EPCS), o NP2000 oferece uma série de benefícios em comparação aso antigos conjuntos quadripás, incluindo: aumento de 20% de empuxo na decolagem; redução de ruído interno da cabine; além da redução de 50% de horas-homem na manutenção.
Com as modificações, a FACH espera estender a vida útil dos seus C-130H pelo menos até o ano de 2043. O sistema NP2000 equipa cerca de 220 Lockheed Martin C-130H, além dos Northrop Grumman E-2 e C-2 da USAF.
@FFO