Empresa tcheca finaliza revisão do Mi-171Sh da Força Aérea de Gana. A empresa tcheca de manutenção e revisão (MRO) Lom Praha, concluiu a revisão de um helicóptero Mi-171Sh da Força Aérea de Gana (GHF). De acordo com a Embaixada de Gana na República Tcheca, esta aeronave estava sendo esperada no país africano para atuar em missões de auxílio à pandemia COVID-19, no transporte de suprimentos médicos e pessoal em todo o país.
Em outubro de 2020, a Lom Praha e o Governo de Gana assinaram um contrato para a revisão de um único helicóptero Mi-171Sh da GHF, matrícula GHF 697. No mês passado, a empresa de MRO anunciou a conclusão da revisão do Mi-171Sh, realizada nas suas instalações da empresa no Aeroporto de Praga-Kbely. O helicóptero teve seu esquema de pintura alterado do branco para cinza, e agora está equipado com tanques externos para combustível adicional.
“Fizemos a aceitação do helicóptero após um voo de testes e a verificação de vários componentes. Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado pela LOM PRAHA. Com base em nossa experiência positiva com a empresa estatal, gostaríamos de cooperar com ela no futuro”, disse James Komla Nyasembi, Embaixador de Gana, na República Tcheca.
O GHF 697 será devolvido para Gana, a bordo de um Il-76. Ele é um dos quatro helicópteros Mi-171Sh adquiridos por Gana em 2013, entretanto não está claro as condições das outras três aeronaves, bem como se elas serão enviadas para revisão. Em 2019 a empresa Lom Praha revisou um Mi-8MTV-5 da Força Aérea de Gana, matriculado GHF 690.
No ano passado a Lom Praha revisou dois Mi-17 da Força Aérea de Burkina Faso, além de muitos Mi-17 e Mi-24/35 da Força Aérea da República Tcheca. A empresa também está revisando hélices e motores das aeronaves de treinamento Zlin Z-142 da Força Aérea da Argélia e recentemente concluiu o treinamento do pessoal da Força Aérea da Nigéria para helicópteros Mi-17.
@FFO