Empresa japonesa NIPPI recebe o primeiro V-22 dos USMC para revisão. O Fleet Readiness Center Western Pacific (FRC WESTPAC) enviou o primeiro V-22 Osprey para revisão de grande porte em nível de depósito nas instalações da sua nova parceira local, a japonesa NIPPI Corporation, empresa especializada em serviços de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO), de Yamato, Japão. A informação foi divulgada pelo Comando da Aviação Naval da Marinha dos EUA (NAVAIR).
A aeronave em questão, um MV-22B Osprey operado pelo Marine Medium Tiltrotor Squadron 265 (VMM-265) “Dragons”, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), passará pela revisão programada PMI (Planned Maintenance Interval). Os Osprey do VMM-265 tem como missão principal fornecer apoio aéreo para tropas de assalto em combate, além do transporte de suprimentos e equipamentos para Força-Tarefa Aéreo-Terrestre da Marinha dos EUA.
A NIPPI Corporation passa a concorrer localmente com a Subaru Corporation, empresa que atua desde 2015 em apoio à manutenção do FRC WESTPAC V-22, para aeronaves que operam fora do território continental norte-americano (OCONUS). A base de clientes da FRC WESTPAC está concentrada principalmente na região da Ásia-Pacífico, mas pode incluir aeronaves da US Navy e dos USMC em qualquer local no mundo.
A partir da assinatura do contrato com a FRC WESTPAC em 1º de julho de 2021, a NIPPI Corporation teve um período de nove meses para adequar as suas instalações e preparar o seu plano de manutenção para as aeronaves. Entre os requisitos contratuais estavam um local para as atividades, com todos sistemas de segurança necessários, a apresentação da equipe técnica com conhecimento necessários, apresentação da cadeia de suprimentos e fornecedores, ou meios de aquisição dos materiais, entre outras necessidades.
Quase três meses antes do previsto, em 17 de dezembro de 2021, a NIPPI Corporation recebeu a aprovação final do governo dos EUA afirmando que havia cumprido os requisitos necessários para receber as aeronaves da US Navy. Graças a sua agilidade, a NIPPI já garantiu a segunda aeronave deste contrato.
Todas as propostas de introdução de aeronaves para revisão, são analisadas pelo Fleet Logistics Center Yokosuka, autoridade contratante da FRC WESTPAC, que por sua vez concede a carga de trabalho de manutenção. A NIPPI Corporation e a Subaru Corporation competirão para receber serviços de manutenção dos EUA até o final do contrato, em 31 de dezembro de 2030.
A NIPPI Corporation é uma parceira de longa data do governo dos Estados Unidos, prestando serviços em aeronaves militares desde o início dos anos 1950. Até o momento, a empresa japonesa atuou na manutenção de mais de 14.000 aeronaves para a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Atualmente a FRC WESTPAC têm quatro contratos ativos de MRO com a NIPPI, para aeronaves H-1, H-60, F/A-18 e o mais recente V-22.
Fonte: NAVAIR
@FFO