Empresa de resgate alemã inicia utilização de biocombustíveis. Pela primeira vez, um helicóptero de resgate da organização sem fins lucrativos alemã ADAC Luftrettung, voou com combustível de aviação sustentável (SAF – Sustainable Aviation Fuel), atingindo um novo marco na aviação internacional.
Em uma cerimônia formal, o helicóptero Airbus H145, equipado com motores Arriel 2E, foi abastecido com biocombustível (SAF). O abastecimento foi realizada em 07 de junho, na Estação de Resgate Aéreo da Clínica Harlaching, em Munique, e contou com a presença do Conselho de Diretores da Fundação ADAC, bem como os diretores executivos e a alta administração da ADAC Luftrettung, da Safran Helicopter Engines, da Airbus Helicopters e da TotalEnergies. Juntas, essas empresas serão uma força na diminuição da emissão de carbonos nos voos de helicópteros, desenvolvendo alternativas aos combustíveis convencionais para aviação.
O H145 utilizou um biocombustível de segunda geração – o SAF escolhido pela indústria da aviação – que reduz as emissões de CO2 em até 90% em relação ao seu equivalente fóssil, pois é produzido a partir de materiais residuais da economia circular, como óleos e gorduras de cozinha usados. Como resultado, o combustível não tem impacto na produção de alimentos agrícolas. O combustível usado para o primeiro voo em Munique, foi produzido pela TotalEnergies, nas suas instalações na França, a partir de óleo de cozinha usado, sem usar nenhum óleo vegetal virgem.
Com mais de 50.000 missões de resgate e mais de 3,3 milhões de quilômetros voados por ano, a utilização deste SAF na frota da ADAC Luftrettung, permitirá uma redução de 33% nas emissões de CO2, o que equivale a mais de seis mil toneladas.
A ADAC Luftrettung e a fabricante de motores Safran Helicopter Engines compartilham a mesma ambição de contribuir para o desenvolvimento de combustível de aviação sustentável. Para esse objetivo, eles estão lançando um projeto com um helicóptero de resgate Airbus H145 da ADAC, em Colônia, que estudará todos os aspectos do uso de biocombustíveis nessa aeronave, a partir do verão de 2021.
Os diretores da ADAC Luftrettung e Safran Helicopter Engines, Frédéric Bruder e Franck Saudo, assinaram um acordo de longo prazo com a SAF, que prevê aumentar a proporção de mistura de biocombustível para até 100% nos próximos anos e, também promover o uso de e-combustível sintético, também conhecido como Power-to-Liquid (PTL), outra alternativa drop-in aos combustíveis fósseis. PTL refere-se à geração de combustíveis líquidos produzidos a partir de energia elétrica de fontes renováveis, que, juntamente com o uso de biocombustíveis, permitirá que a aviação se aproxime da aviação neutra no tocante a emissão de carbono. O biocombustível está atualmente certificado e aprovado para uso na aviação em uma mistura máxima de 50% com querosene convencional do tipo JET-A1. O helicóptero de resgate ADAC voou com uma mistura de 40%.
A Dra. Andrea David, CEO da Fundação ADAC, proprietária da ADAC Luftrettung, afirmou que, “o projeto piloto de Combustível para Aviação Sustentável é o primeiro grande passo em direção a uma Fundação ADAC e serviços de regaste aéreo, neutros para o clima, sendo a nossa contribuição como uma organização sem fins lucrativos para atingir as metas de proteção ambiental da Alemanha e Europa.”
“Queremos ser os pioneiros na redução de CO2 em serviços médicos de emergência, usando o querosene ecologicamente correto. Isso significa que também devemos desenvolver as tecnologias do resgate aéreo para que o uso de SAF por longo prazo. Para isso, temos forte parceiros ao nosso lado”, acrescentou Frédéric Bruder, Diretor Administrativo da ADAC Luftrettung. “É importante ressaltar que o SAF é um combustível oficialmente aprovado, o que significa que o voo e a segurança do paciente permanecem no mais alto nível.”
Franck Saudo, CEO da Safran Helicopter Engines, afirmou: “A Safran está liderando os esforços da indústria de motores para reduzir as emissões de dióxido de carbono dos helicópteros. Junto com este primeiro voo histórico, assinamos um acordo com a ADAC Luftrettung para expandir o uso de SAF na sua frota equipada com os nossos motores. Todos os motores Safran são certificados para operar com até 50% de combustível sustentável, incluindo biocombustível. Nossa meta é chegar a 100%.”
Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, disse: “O pioneirismo aeroespacial sustentável é uma ambição clara para a Airbus, e permitir o uso de combustível de aviação sustentável é um marco importante para nossa indústria. O evento de hoje é o primeiro passo para reforçar a ambição da Airbus Helicopters de ter a linha de produtos com a menor emissão de CO2 do mundo.”
Christian Cabrol, Diretor da TOTAL Deutschland GmbH, acrescentou: “A TotalEnergies estabeleceu para uma meta de emissões zero até 2050. Ao desenvolver biocombustíveis, estamos ajudando nossos clientes da indústria de aviação na redução da emissão de carbono. Nosso combustível de aviação sustentável pode ser usado sem qualquer modificação na infraestrutura logística de armazenamento e distribuição e, portanto, também diretamente em aeronaves e helicópteros. Estamos vivenciando isso na prática hoje. No mês de março passado, iniciamos a produção de combustíveis de aviação sustentáveis na França, que já foi utilizado para um voo de longo curso entre Paris e Montreal há duas semanas, e em breve o disponibilizaremos para nossos clientes alemães.”