A empresa chinesa Zhongtian Feilong anunciou em 01 de abril, que recentemente conduziu um voo de testes do sistema aéreo não tripulado (UAS) do tipo “porta-enxames”, desenvolvido para transportar drones menores no seu compartimento interno, liberando em voo para missões como reconhecimento e ataque.
No comunicado, a Zhongtian Feilong disse que o voo de testes foi realizado em 20 de março, em local não especificado. O fabricante comparou o seu UAS com um porta-aviões que transporta diferentes tipos de aeronaves, e este novo sistema “porta-enxames” pode transportar vários drones especializados para diferentes missões.
No voo de testes, o UAS “porta-enxames” liberou nove drones menores do seu compartimento interno, ao mesmo tempo que manteve a velocidade, direção, atitude e a distância de queda ideal para que os drones menores pudessem formar o enxame. Não foi informado se o sistema é capaz de recuperar esses drones menores em voo.
O fabricante disse que o novo UAS do tipo VTOL (decolagem e pouso verticais), tem longo alcance, capacidade de autoproteção com antibloqueio, pode transportar vários tipos de cargas úteis, está equipado com datalinks seguros e requer pouco suporte de apoio logístico. O equipamento foi idealizado para operar em missões de reconhecimento, alerta antecipado, bloqueio, ataque entre outras ações em cenários de combate, portanto é flexível, seguro, altamente eficiente, independente e fácil de operar.
Outros países também estão experimentando tecnologias semelhantes. A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), divulgou recentemente que o seu UAS Kratos XQ-58A Valkyrie, liberou em voo um drone menor, do tipo ALTIUS-600 destinado para missões ISR. A USAF planeja usar XQ-58A como ponte de comunicação para esquadrilhas de caças F-35 e F-22, além de equipá-lo com inteligência artificial para voo autônomo em conjunto com sistemas táticos de combate de aeronaves tripuladas.
@FFO