Empresa chinesa apresenta drone similar ao turco Bayraktar TB2. A China Electronics Technology Group Corporation (CETC), terceira maior fabricante de eletrônicos e computadores da China, apresentou seu novo veículo aéreo não tripulado na exposição aeroespacial internacional Zhuhai Airshow 2022, a maior feira de militar do país.
Observadores internacionais chamaram a atenção para a grande semelhança externa com o drone turco Bayraktar TB2. A maquete tem exatamente o mesmo design do UAV produzido pela empresa turca Baykar Co., incluindo cauda dupla em em V invertido, motor localizado na parte traseira da fuselagem, mesma posição da entrada de ar, grande envergadura, posição dos trens de pouso, entre outros.
A CETC também atua na área de sistemas eletrônicos para radares, mísseis, satélites da rede BeiDou, semicondutores, antenas para infraestrutura sem fio, além de equipamentos para tecnologia de condução autônoma.
O Bayraktar TB2 é um veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV) de média altitude e longa duração (MALE) controlado por uma estação no solo e capacidade de realizar missões autônomas.
O Bayraktar TB2 tem fama de ser o melhor da sua classe no mundo por suas características técnicas e pelas operações em que foi utilizado, entrando no inventário das Forças Armadas da Turquia em 2014. Exportado para mais de 20 países, o TB2 já participou com sucesso devários conflitos pelo mundo, incluindo o Iraque, Síria, Nagorno-Karabakh, Etiópia e, mais recentemente, na Ucrânia.
@FFO