

Empresa chinesa apresenta drone de transporte para até 2 toneladas. A Shenyang Sunny Aeronautics and Space Adventure Co apresentou o primeiro protótipo do Sunny-T2000, um drone cargueiro voltado para o mercado de transporte regional, missões humanitárias e suporte à desastres naturais.
Desenvolvido no Shenbei New District de Shenyang, província de Liaoning, o Sunny-T2000 tem um compartimento de carga de 15 metros cúbicos com capacidade de carga útil máxima de duas toneladas. O drone tem um alcance operacional de mais de 1.000 quilômetros (621 milhas náuticas) e pode operar em pistas de até 800 metros de extensão.

Essas especificações permitem que o drone opere com eficiência em áreas remotas ou montanhosas. A aeronave também é capaz de realizar lançamentos aéreos, o que a torna adequada para resgate de emergência e missões de combate a incêndios florestais.
O Sunny-T2000 é apenas o primeiro modelo de uma família de drones voltados para o transporte de cargas. A Shenyang já está desenvolvendo um modelo para até seis toneladas, equipado com um motor turboélice ATP120 e dimensionado para transportar um contêiner de transporte padrão.

Além disso, está em desenvolvimento uma aeronave de carga comercial de 10 toneladas, destinada ao transporte inter-regional de longa distância de cargas pesadas, incluindo componentes industriais e produtos agrícolas a granel.
Para dar suporte as operações dessas aeronaves não tripuladas, o distrito de Shenyang garantiu a aprovação de 14 áreas de espaço aéreo seguro e construiu 21 pontos temporários de decolagem e pouso para drones, criando a infraestrutura necessária para uma rede de transporte aéreo que abrange desde cargas pesadas até a entrega de última milha.
Fonte: China Daily
@FFO