Empresa cazaque adquire participação em fabricante de aeronaves russa. A empresa estatal Kazakhstan Aerospace Industries (KAI) adquiriu uma participação de 20% na fabricante de aeronaves russa Baikal-Engineering. O anúncio foi divulgado em 22 de julho pelo Ministério da Indústria e Desenvolvimento de Infraestrutura (MIID) do Cazaquistão, com um acordo assinado durante a feira Aerospacial da Rússia MAKS 2021.
A Baikal-Engineering é uma empresa subsidiária da Ural Civil Aviation Works e foi estabelecida para desenvolver o substituto do monomotor de grande porte Antonov An-2 “Colt”, produzidos pela primeira vez em 1947. Cerca de 70 desses grandes monomotores ainda estão em operação militar em países como Mongólia, Guiné e Ucrânia, além de 260 aeronaves fabricadas sob licença na China, e que permanecem em serviço naquele país e na Coréia do Norte.
O protótipo do novo monomotor, chamado LMS-901, foi exibido durante a MAKS-2021. Com a fuselagem construída em alumínio, comprimento de 12,2 metros, altura de 3,7 metros e envergadura de 16,5 metros, o LMS-901 tem o peso máximo de decolagem de 4,8 toneladas, pode transportar até nove passageiros, ou até duas toneladas de carga útil. Está é equipado com um motor General Electric H80-200 – que será substituído pelo russo VK-800S – garantindo uma velocidade máxima de 300 km/h. As características de operação de pousos e decolagens curtos (STOL – Short Take-Off and Landing) dos An-2 serão mantidas.
Essas especificações foram estabelecidas pelo governo russo em 2019, na assinatura do contrato para o desenvolvimento da nova aeronave. Além disso, a meta de custo de cada aeronave não deverá exceder US$ 1,6 milhão, à um custo operacional aproximado de US$ 400 por hora de voo.
Os primeiros voos deverão acontecer ainda neste ano, e em 2022 um segundo protótipo deverá ser unir à campanha de certificação da nova aeronave. Planos adicionais não foram divulgados, mas o LMS-901 deverá entrar em produção em série em 2024.
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