Empresa brasileira adquiriu o milésimo Air Tractor AT-802A construído. A fabricante de aviões agrícolas Air Tractor, baseada em Olney, no Texas (EUA), recentemente celebrou a marca de 1.000 monomotores AT-802 produzidos. Uma cerimônia foi realizada na sede da empresa, em olsey, no Texas (EUA), e contou com a presença de funcionários, fornecedores e convidados.
O Air Tractor 802 número de série 802A-1000 foi vendido para um cliente no Brasil, o Grupo Moacir Smaniotto (GMS) Agronegocios. A aeronave foi recentemente transladada de Olsey (EUA) para Sorriso (MT), onde estão as fazendas do GMS, que já opera um Air Tractor 502XP adquirido em 2019. As duas aeronaves irão atender as fazendas do grupo, cuja área cultivada é de aproximadamente 44.700 hectares (110.456 acres) plantados com soja, milho e algodão.
“Percorremos um longo caminho com a série 802. No início da década de 1990, quando os primeiros 802 foram construídos, nosso fundador, Leland Snow, olhou para o avião e comentou: ‘Provavelmente construiremos 10 ou 12 desses’. Ele ficaria muito satisfeito com sua distribuição mundial e seu sucesso”, disse Jim Hirsch, Presidente da Air Tractor.
O projeto do AT-802A foi iniciado 1989, e teve como objetivo inicial atender o mercado de combate à incêndios florestais, um nicho que o fundador da empresa procurou explorar. Em 1993 foi entregue o primeiro AT-802A de série para a empresa Queen Bee Air Specialties, de Rigby, em Idaho.
Não demorou muito para a Air Tractor desenvolver a versão agrícola para pulverização. Devido a sua grande capacidade de carga útil (800 galões ou 3.000 litros), o AT-802A logo chamou a atenção das empresas do setor.
Sua popularidade disparou, e até 2011 haviam sido entregues 400 Air Tractor 902A. Oito anos mais tarde, em 2019, o número de série 802A-800 foi vendido para um cliente na cidade de Roe, no Arkansas (EUA) e, em 2020, o número de série 802A-900 se juntou à frota de um dos maiores operadores agrícolas da Austrália.
A Air Tractor AT-802A é o maior avião agrícola monomotor de produção do mundo, e sua potência, capacidade de carga, confiabilidade, e design robusto, o tornaram bastante versátil. Eles são utilizados nos mais diversos ramos de atividades, como agrícola, bombeiro, combate à derramamento de óleo, transporte de combustível para áreas remotas, semeaduras de plantas, reflorestamento, erradicação de plantações de coca na América do Sul, etc.
Entre as atividades mais peculiares do Air Tractor é sua versão militar AT-802U Sky Warden, adquirida pelo Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM). Trata-se de uma aeronave multimissão, desenvolvida para missões de apoio aéreo aproximado, inteligência armada, vigilância e reconhecimento e ataques de precisão em apoio a forças de operações especiais geograficamente isoladas.
De acordo com o SOCOM, o AT-802U Sky Warden apresenta maior capacidade de carga útil de qualquer aeronave monomotor turboélice, sendo a plataforma ideal para hospedar a família de sistemas de comunicação, sensores e soluções ISR aerotransportadas da empresa L3Harris. Foram adquiridos 28 Sky Warder que irão compor a frota do 310th Special Operations Squadron (detalhes aqui).
@FFO