• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
1

Emirados Árabes Unidos pode suspender compra de caças Rafale após prisão do dono do Telegram na França

28 de agosto de 2024
Emirados Árabes Unidos pode suspender compra de caças Rafale após prisão do dono do Telegram na França (Foto: AAE).
Emirados Árabes Unidos pode suspender compra de caças Rafale após prisão do dono do Telegram na França (Foto: AAE).

Emirados Árabes Unidos pode suspender compra de caças Rafale após prisão do dono do Telegram na França. Em uma reviravolta inesperada, o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) teria suspenso a compra de 80 caças franceses Dassault Rafale, em um contrato de aproximadamente US$ 80 bilhões. O motivo seria a recente prisão do CEO do Telegram, Pavel Durov, efetuada pela França.

Descendente de russos, Durov, que tem cidadania francesa, de São Cristóvão e Nevis e dos Emirados Árabes Unidos, foi detido no sábado (24/08) ao desembarcar na França no último final de semana. A ação seria parte de uma investigação que aponta falhas de segurança na sua plataforma de mensagens Telegram, acusada de atividades ilegais, incluindo tráfico de drogas e pornografia infantil.

A prisão ocorreu quando o jato de Durov teria pousado no Aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris, para uma escala técnica de reabastecimento. Boatos não confirmados são que Durov teria sido “atraído para a França”, sob o pretexto de uma suposta reunião com o presidente Macron.

Pavel Durov
Pavel Durov

A reação dos EAU à prisão de Durov foi rápida, o que elevou a tensão diplomática com a França, deixando preocupações quanto ao futuro da cooperação militar e comercial entre os dois países, incluindo o recente acordo envolvendo os caças da Dassault.

O Ministério das Relações Exteriores dos EAU emitiu uma declaração, enfatizando que está acompanhando de perto o caso de Durov, solicitando ao governo francês que forneça a ele “todos os serviços consulares de urgência”.

Até ontem, Durov não havia sido formalmente acusado pela justiça francesa, e as informações são que ele poderá permanecer sob custódia esta quarta-feira (28), quando um juiz decidirá seu destino.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login