

Emirados Árabes Unidos entregam primeira remessa de armas a Israel em meio ao conflito em Gaza. Em 23 de agosto, os Emirados Árabes Unidos transferiram cerca de 40 toneladas de equipamento militar para Israel, o primeiro fornecimento direto verificado, em meio ao conflito em Gaza.
Os Emirados Árabes Unidos enviaram seu primeiro carregamento direto de equipamento militar para Israel. Este é um novo passo na parceria de defesa iniciada com os Acordos de Abraham. Porém, o momento desta entrega levanta questões devido ao conflito em Gaza.
Registros de voo mostram que um avião cargueiro militar Il-76TD, matrícula EX-76017 (voo FQS 4942) da Fly Sky Airlines, partiu de Abu Dhabi/AZI em 23 de agosto de 2025 e pousou no Aeroporto Ramon/ETM, em Eilat, no sul de Israel, com quase 40 toneladas de equipamento militar. O Central News Online chamou o pacote de “primeira transferência conhecida” desse tipo em 1º de setembro.
A entrega mostra que as relações de defesa entre Abu Dhabi e Tel Aviv estão ficando mais fortes, embora o conteúdo da remessa não tenha sido declarado.
Apesar da entrega de equipamento militar, os Emirados Árabes Unidos alertaram Israel sobre uma linha vermelha. A enviada especial dos Emirados Árabes Unidos, Lana Nusseibeh, disse ao The Times of Israel que a ocupação da Cisjordânia “acabaria com a visão de integração regional”, já que os Emirados Árabes Unidos consideram que isso, seria cruzar a linha vermelha.
“A anexação seria uma linha vermelha para o meu governo, e isso significa que não pode haver paz duradoura. Isso impediria a ideia de integração regional e seria o golpe de misericórdia para a solução de dois Estados”, disse ele em entrevista concedida no Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS