Embraer oferece Super Tucano para Índia. A Índia tem uma expectativa de investir cerca de US$ 130 bilhões na modernização de equipamentos de defesa nos próximos anos. A Embraer está de olho nessa oportunidade para estreitar os laços comercias e fechar contratos com o país, especialmente com a venda de aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano e de transporte multimissão C-390 Millenium.
Em uma entrevista ao portal de notícias indiano Mint, Caetano Neto, Diretor Executivo da Embraer Defesa e Segurança para Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, afirmou que a empresa está trabalhando para conquistar novos contratos militares com a Índia. Neto ainda ressaltou a possibilidade da Embraer estabelecer uma linha de montagem no país, em parceria com empresas indianas visando o mercado interno e regional.
“Além de impulsionar a fabricação local do país, a Embraer também pode ajudar a Índia a se tornar um importante fornecedor na cadeia de suprimentos global por meio de suas ofertas substanciais em unidades aeroespaciais. Vemos a Índia não como um cliente, mas como um parceiro de negócios promissor”, afirmou o Executivo da Embraer, que ainda ressaltou as capacidades do Super Tucano, para o qual afirmou ser uma “plataforma interessante para equipar as forças armadas indianas”.
Conforme noticiamos em junho do ano passado, a Embraer estaria em negociações com o Comando da Força Aérea Indiana (IAF) na tentativa de vender o seu avião de transporte multimissão C-390 Millennium. A Índia procura uma nova aeronave de reabastecimento em voo para substituir seus problemáticos Ilyushin Il-78 de origem russa.
A Embraer e a Índia são parceiros comerciais há algum tempo. A IAF adquiriu em meados da década de 2010 três Embraer 145 convertidos em plataformas AEW&Cs (Airborne Early Warning & Control System), e designados localmente como “Netra”. Os jatos executivos Embraer Legacy 600 também são usados para transportar autoridades indianas.
@FFO