Embraer negocia parceria com Northrop Grumman para desenvolver o KC-390 nos EUA. A Northrop Grumman surgiu como uma nova parceira em potencial para a Embraer, à medida que a fabricante brasileira de aeronaves avança na promoção de seu avião de transporte multifuncional KC-390 Millennium para as forças armadas dos EUA.
“Estamos discutindo com a Northrop Grumman uma possível parceria”, disse o presidente-executivo da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, à FlightGlobal, descrevendo o processo como “em estágio inicial”.
“A Northrop Grumman é uma das empresas com as quais temos um ótimo relacionamento nos EUA. Eles têm muitas capacidades, especialmente em desenvolvimento e integração de sistemas, incluindo de reabastecimento em voo”, observou Costa Júnior.
Até o final do ano passado, a Embraer vinha explorando o desenvolvimento de um “Agile Tanker” para seu avião de transporte bimotor com a L3Harris, com a dupla de olho em uma potencial necessidade da USAF. Um foco importante de suas atividades era o projeto e a integração de um sistema de lança (boom) para reabastecimento em voo, já que a versão atual do KC-390 fornece combustível através do sistema de mangueiras e cestas (probe and drogue).
A parceria com a L3 Harris foi dissolvida no final do ano passado, com a Embraer posteriormente atribuindo sua divergência a “prioridades diferentes”.
As atividades promocionais recentes da Embraer envolveram a exibição de um KC-390 da Força Aérea Brasileira em vários eventos nos EUA , incluindo visitas a locais em Nevada, Flórida e Maryland.
“Estamos fazendo a lição de casa para nos tornarmos parceiros do governo dos EUA”, diz da Costa. “A viagem que fizemos aos EUA faz parte dessa estratégia. O trabalho incluiu demonstrar toda a flexibilidade e capacidade do avião… e conversar com diversas partes interessadas nos setores privado e governamental”, disse ele.
Sabemos que não é uma jornada fácil, mas estamos batendo em todas as portas. A Embraer está seriamente tentando se tornar um player de defesa nos EUA e com um plano sólido de investir e abrir uma linha de montagem no país.
O KC-390 Millennium tem um volume alto o suficiente de conteúdo de origem americana para cumprir com os regulamentos do Buy American Act de Washington, mas ele observa: “Gostaríamos de nos tornar ainda mais uma solução americana para os EUA e criar milhares de cargos de alta tecnologia”.
Além das atividades de divulgação da Embraer nos EUA, da Costa também se encontrou com o secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, durante o recente evento Shangri-La Dialogue, em Singapura. “Foi uma boa conversa”, observou.
A Embraer já entregou 10 exemplares do seu jato bimotor, para o usuário de lançamento Brasil (7), além dos compradores de exportação Hungria (1) e Portugal (2), de um total de vendas atual de 42.
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