Embraer KC-390 Millennium: 10 anos do voo inaugural. Há exatos 10 anos, alçou seu voo inaugural o vetor que foi projetado para ser a nova espinha dorsal da Aviação de Transporte na Força Aérea Brasileira (FAB): o cargueiro multimissão KC-390 Millennium.
O voo foi realizado na manhã de 3 de fevereiro de 2015, a partir da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), com duração de uma hora e 19 minutos sobre uma área de fazendas no interior de São Paulo.
Nos comandos, estavam dois pilotos de teste da Embraer, entre eles o Coronel da reserva da FAB, Marcos Oliveira Lima; e dois engenheiros de voo da empresa. Saiba mais sobre o voo inaugural.
A data marcante em que se rememora uma década desse primeiro voo, traz a reflexão da importância de todos aqueles envolvidos no projeto do KC-390 Millennium, desde o seu início, e que tornaram possível a realização de tão relevantes missões pela FAB hoje.
Capacidades Operacionais
O KC-390 Millennium é um cargueiro estratégico com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, incluindo veículos pesados, equipamentos e até mesmo cargas humanitárias, sendo capaz de realizar diversas missões, como transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, entre outras. A aeronave é reconhecida por sua alta capacidade de carga, velocidade e alcance, características que a posicionam como uma das mais avançadas de sua categoria.
Operação na FAB
Recebido oficialmente pela FAB em setembro de 2019, o KC-390 Millennium tem sido utilizado, desde então, nas mais diversas missões e é operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo – e pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus (Fonte: FAB).
Sucesso mundial
Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de 10 aeronaves operacionais – sete com a Força Aérea Brasileira, duas com a Força Aérea Portuguesa e uma com a Força Aérea Húngara – acumula mais de 16.300 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
O KC-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, reabastecimento aéreo, tanto como reabastecedor como receptor, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho (Fonte: Embraer).
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