Embraer KC-390 da Hungria visita a Europa pela primeira vez. O Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea da Hungria (HUNAF) realiza nesta semana o seu primeiro voo para a Europa. De acordo com Zoltan Kovacs, porta-voz do governo da Hungria, o KC-390 passará por testes na Base Aérea de Kecskemét, região central do País. Além disto, as autoridades locais terão a oportunidade de conhecer a futura aeronave militar da Hungria.
Tripulado por uma equipe da fábrica, o PT-ZHP deixou o Aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto (GPX), interior de São Paulo, ontem a tarde (10/04), com destino ao Aeroporto Internacional do Recife (REC), em Pernambuco. Após pernoite, decolou na tarde de hoje para Las Palmas (LPA), nas Ilhas Canárias, Espanha, onde permanecerá até amanhã (12/04), quando voará diretamente para a Base Aérea de Kecskemét (QHK), na Hungria.
Em sua primeira missão no exterior, o futuro KC-390 húngaro obviamente mantém a pintura básica da HUNAF, mas teve todas as marcas militares cobertas por adesivos, incluindo a futura matrícula 610.
Em novembro de 2020, a Hungria assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão KC-390 Millennium. Eles serão os primeiros do mundo com a opção de configuração UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O PT-ZHP (futuro HUNAF 610) realizou o seu voo inaugural em 08 de fevereiro deste ano, e atualmente está em fase avançada de testes pela Embraer no Brasil. De acordo com Zoltan Kovacs, a entrega do HUNAF 610 está programada para próximo outono do hemisfério norte (último trimestre do ano).
Atualmente o Embraer KC-390 tem pedidos do Brasil (19 aeronaves), Portugal (05), Hungria (02), Holanda (05), Áustria (04), República Tcheca (02) e Coreia do Sul (03). A Embraer trabalha e prospecta outros clientes pelo mundo, além do manter estudos com empresas da Arábia Saudita para uma possível abertura de uma linha de produção do Millennium no Oriente Médio.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO