Embraer KC-390 da Hungria visita a Europa pela primeira vez. O Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea da Hungria (HUNAF) realiza nesta semana o seu primeiro voo para a Europa. De acordo com Zoltan Kovacs, porta-voz do governo da Hungria, o KC-390 passará por testes na Base Aérea de Kecskemét, região central do País. Além disto, as autoridades locais terão a oportunidade de conhecer a futura aeronave militar da Hungria.
Tripulado por uma equipe da fábrica, o PT-ZHP deixou o Aeródromo da Embraer em Gavião Peixoto (GPX), interior de São Paulo, ontem a tarde (10/04), com destino ao Aeroporto Internacional do Recife (REC), em Pernambuco. Após pernoite, decolou na tarde de hoje para Las Palmas (LPA), nas Ilhas Canárias, Espanha, onde permanecerá até amanhã (12/04), quando voará diretamente para a Base Aérea de Kecskemét (QHK), na Hungria.
Em sua primeira missão no exterior, o futuro KC-390 húngaro obviamente mantém a pintura básica da HUNAF, mas teve todas as marcas militares cobertas por adesivos, incluindo a futura matrícula 610.
Em novembro de 2020, a Hungria assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão KC-390 Millennium. Eles serão os primeiros do mundo com a opção de configuração UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O PT-ZHP (futuro HUNAF 610) realizou o seu voo inaugural em 08 de fevereiro deste ano, e atualmente está em fase avançada de testes pela Embraer no Brasil. De acordo com Zoltan Kovacs, a entrega do HUNAF 610 está programada para próximo outono do hemisfério norte (último trimestre do ano).
Atualmente o Embraer KC-390 tem pedidos do Brasil (19 aeronaves), Portugal (05), Hungria (02), Holanda (05), Áustria (04), República Tcheca (02) e Coreia do Sul (03). A Embraer trabalha e prospecta outros clientes pelo mundo, além do manter estudos com empresas da Arábia Saudita para uma possível abertura de uma linha de produção do Millennium no Oriente Médio.
@FFO