Embraer estabelecerá subsidiária na Índia visando um potencial mercado para 80 aeronaves C-390 Millennium. A Embraer estabelecerá uma subsidiária em Nova Délhi, na Índia, com o objetivo de fortalecer sua presença no país e consolidar a oferta do C-390 Millennium na concorrência da futura aeronave de transporte multimissão da Força Aérea Indiana (IAF).
Em coletiva de imprensa durante a Aero Índia 2025, Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, destacou a importância de estabelecer um centro regional para aeronaves de transporte na Índia: “A Embraer planeja montar e possivelmente exportar o C-390 se receber o contrato da Força Aérea Indiana para as aeronaves de transporte médio porte (MTA)”, disse da Costa.
O C-390 Millennium está sendo oferecido pela Embraer no processo da futura aeronave de transporte multifuncional de médio porte da IAF, o qual tem por objetivo substituir sua envelhecida frota de aeronaves da era soviética Antonov An-32 e Ilyushin IL-76. A previsão é que aproximadamente 80 novas aeronaves serão encomendadas através do futuro controato.
A empresa indiana Mahindra Defense é parceira local da Embraer na subsidiária que deverá montar o C-390 no país. Além da montagem das aeronaves, o projeto oferecido pela empresa brasileira inclui estabelecer um centro local de revisão e manutenção aeronáutica em nível de depósito (MRO), fornecer treinamentos e transferir tecnologia.
“A proposta da Embraer ajudará a Índia a promover sua autossuficiência em defesa, fortalecer a indústria de defesa indiana, reduzir importações e apoiar as exportações da indústria”, acrescentou Bosco Jr.
Atualmente, mais de 40 aeronaves da Embraer de 11 modelos diferentes estão em operação na Índia, nos segmentos de defesa, aviação comercial e executiva. A Força Aérea Indiana opera o jato executivo Legacy 600 para transporte de autoridades, bem como a aeronave de controle e alerta aéreo antecipado Netra, baseada na plataforma ERJ-145.
@FFO