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Embraer espera anunciar ainda neste ano o primeiro cliente europeu do A-29N

2 de junho de 2023
Embraer espera anunciar ainda neste ano o primeiro cliente europeu do A-29N (Foto/Arte: Embraer).
Embraer espera anunciar ainda neste ano o primeiro cliente europeu do A-29N (Foto/Arte: Embraer).

Embraer espera anunciar ainda neste ano o primeiro cliente europeu do A-29N. A Embraer espera anunciar ainda neste ano, o primeiro pedido para o A-29N Super Tucano, uma versão otimizada para a OTAN apresentada recentemente. A informação foi divulgada em 26 de maio pelo Presidente-Executivo da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, nas instalações da OGMA, em alverca, Portugal.

“Esperamos ter um cliente lançador este ano”, disse Costa Júnior, citando que Holanda, Portugal e Áustria (que não faz parte da OTAN), entre as nações que já testaram o Super Tucano.

Conforme noticiamos anteriormente, a Embraer lançou o A29N em meados de abril, com foco inicial em atender às necessidades das nações da OTAN na Europa.

“É uma plataforma totalmente comprovada…Pensamos no uso do A-29N como treinador defensivo da OTAN, treinador JTAC [Controlador de Ataque de Terminal Conjunto] e para reconhecimento. Essas são algumas demandas que estamos ouvindo neste mercado”, disse da Costa Junior, salientando a capacidade multifuncional do Super Tucano.

Conforme dados da Embraer, foram vendidos mais de 260 turboélices A-29 Super Tucanos para 16 forças aéreas distintas. A frota global acumulou mais de 535.000 horas de voo, acrescenta, sendo que 60.000 delas foram em missões de combate.

“Os países com os quais estamos em contato… gostariam de usar seus aviões para uma operação mais simples em um ambiente de guerra. Voar um caça de quinta geração é muito caro… a hora de voo deste avião [A-29] é muito econômica, então acreditamos que ele poderá desempenhar um papel muito importante para as nações da OTAN”, disse da Costa Junior.

A Embraer está em processo de definição das adaptações necessárias para a operação do A-29 pelos membros da OTAN, que se concentrarão principalmente nas atualizações do sistema de comunicação e datalink.

“Para o operador de lançamento do A-29N, temos a intenção de adicionar equipamentos específicos, com um display de grande dimensão e interativo”, revelou o Executivo da Embraer.

Atualmente nenhum país europeu voa o Super Tucano, que está presente em diversos países na África, Ásia-Pacífico, América Latina, Oriente Médio e América do Norte. A Embraer acredita que existe um mercado global para mais 500 unidades do A-29 nos próximos 20 anos, com um volume de negócios estimado em US$ 6,5 bilhões.

Para apoiar sua ambiciosa meta de vendas, a unidade de defesa da empresa nomeou Frederico Lemos, baseado em Portugal, para o novo cargo de Diretor Comercial para Negócios Internacionais. A medida visa “aproveitar o excelente momento do C-390 Millennium e do A-29 Super Tucano no mercado global”, diz.

Lemos é ex-engenheiro da Força Aérea Portuguesa, e esteve anteriormente envolvido na negociação dos cinco aviões de transporte táticos KC-390 que a Embraer vendeu para Portugal. O primeiro desses jatos será entregue ainda este ano.

Fonte: Flight Global

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