Embraer entrega o último AF-1 modernizado para a Marinha. A Embraer realizou hoje (20/04), na unidade industrial de Gavião Peixoto (SP), a cerimônia de entrega à Marinha do Brasil do último caça AF-1 modernizado. A aeronave entregue, o AF-1B matrícula N-1004, encerrou o Programa AF-1 (designação da Marinha para o McDonnell Douglas A-4 Skyhawk), que envolveu a modernização de sete caças subsônicos, sendo cinco AF-1B monoposto e dois AF-1C biposto.
O AF-1 é um avião de interceptação e ataque, com capacidade de operar a partir de aeródromos ou de porta-aviões, como vetor para a defesa aérea da esquadra. As aeronaves modernizadas da Marinha do Brasil receberam novos sistemas de navegação, armamentos, geração de sensores, computadores, comunicação tática e energia, incluindo um radar multimodo de última e um novo sistema operacional. Também foi realizada a revitalização estrutural das célula, ampliando a vida útil das unidades.
A modernização fornece aos pilotos navais uma consciência situacional e uma familiaridade com as operações dos sistemas de uma aeronave de combate moderna, atributo imprescindíveis e relevante para o cenário de combate atual.
Ainda dentro do programa de modernização realizado pela Embraer, foi desenvolvido um simulador de voo de alta fidelidade, para que a Marinha do Brasil possa realizar treinamentos dos seus pilotos aumentando, assim, a segurança em suas operações. Também foram entregues as estações de briefing que objetivam o máximo aproveitamento dos treinamentos e proficiência dos pilotos, possibilitando maior eficiência no planejamento e execução das missões (Fonte: Embraer).
Nota RFA: A frota do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) – “Esquadrão Falcão” da Marinha do Brasil, agora está composta por seis AF-1 modernizados, sendo quatro AF-1B (N-1001, N-1008, N-1004, e N-1013*) e dois AF-1C (N-1021 e N-1022).
* N-1013: recebido em 06 de setembro de 2019, e danificado durante a decolagem na Base Aérea de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) em 23 de outubro do mesmo ano, estando em processo de recuperação.
@FFO