Embraer e SNC apresentam A-29 Super Tucano ao governo de Gana. A Força Aérea de Gana (GAF), a Embraer Defense e a Sierra Nevada Corporation (SNC), realizaram recentemente um evento de dois dias para demonstrar das capacidades da aeronave de ataque leve A-29 Super Tucano às autoridades do país africano. O evento foi realizado na Base Aérea de Accra em 19/02, e contou com autoridades civis, militares, representantes das empresas e convidados.
O objetivo principal foi demonstrar a versatilidade e a capacidade do Super Tucano, especialmente para missões de apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo. A aeronave realizou voos de apresentação para os presentes, que também conheceram o Embraer A-29 (matrícula civil brasileira PT-ZTU) em exibição estática.
O governo de Gana negocia a compra de um lote de caças A-29 da Embraer, em um negócio com valor aproximado de US$ 52,8 milhões, de acordo com o relatório “Gana Defense Market 2024-2029” da GlobalData. O documento ainda prevê que o país africano aumente os seus gastos em defesa nos próximos cinco anos, principalmente reforçar o controle de fronteiras por conta da instabilidade na região do Sahel causada por grupos terroristas.
Durante o evento, o Vice-Marechal Frederick Asare Kwasi Bekoe, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, disse que a parceria com a Embraer e a SNC é uma excelente oportunidade para Gana reforçar as suas capacidades de ataque leve e combate às ameaças terroristas.
Demonstrando a mesma preocupação de segurança regional, em 2021 a Nigéria, vizinha de Gana, adquiriu um lote de caças de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano, em um negócio realizado através do programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA.
@FFO