Embraer e Saab oferecerão conjuntamente o C-390 à Suécia. A Embraer e a Saab fecharam um acordo para oferecer conjuntamente o C-390 Millennium como futuro avião de transporte da Força Aérea da Suécia (SwAF). O anúncio de hoje (14/11), reforça a parceria das empresas na concorrência que busca um substituto da atual frota de seis envelhecidos C-130H Hércules da SwAF.
“Ambas empresas anunciam uma colaboração para posicionar o C-390 Millennium como a solução para renovar a frota de transporte aéreo tático da Força Aérea Sueca”, disse um comunicado conjunto divulgado por Janes. A informação acrescenta que as empresas irão buscar outras oportunidades de negócios conjuntos na América Latina.
A SwAF opera seis antigos C-130H adquiridos na década de 1960. A frota está constituída por cinco C-130H (matrícula de 844 à 848) e um avião-tanque KC-130H (842), todos reunidos no 71º Esquadrão de Transporte, sediado na Base Aérea de Såtenäs.
A aposentadoria dessas aeronaves está programada há vários anos, mas tem sido postergado reiteradamente. Em 2017, o Comando da SwAF decidiu prolongar a vida útil dos Hércules, submetendo as aeronaves à uma atualização de meia-vida (MLU), o que prolongará as operações até o início da próxima década.
Além do Embraer C-390 Millennium, concorrem pelo contrato sueco o Lockheed Martin C-130J Super Hércules e o Airbus A400M Atlas.
@FFO