Embraer e FAB anunciam atualização MLU dos caças A-29 Super Tucano. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer anunciaram hoje (19/06), o início dos estudos para atualização tecnológica MLU (MidLife Upgrade) dos caças A-29 Super Tucano. Sem detalhar cronograma do projeto, a informação foi divulgada durante a Paris Air Show 2023, uma das maiores feiras aeronáuticas do mundo, realizada até o próximo dia 25 de junho.
“A FAB poderá contar com uma extensa lista de atualizações já implementadas ao longo da vida da aeronave, que mantiveram a plataforma tecnologicamente atualizada sem impactar o baixo custo operacional”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “E caso a FAB avalie, durante os estudos, a necessidade de novas funcionalidade e capacidades ainda não desenvolvidas, a Embraer pode desenvolver e implementar sob demanda.”
O Embraer A-29 foi desenvolvido para missões de treinamento, defesa aérea, interceptação e vigilância. Na FAB ele ainda compõem a frota do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecida como “Esquadrilha da Fumaça”.
“A atualização proposta deverá permitir à Força Aérea manter a plataforma moderna e ampliar o uso operacional dessa versátil e extremamente confiável aeronave por muitos anos à frente”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, o Embraer A-29 Super Tucano já foi selecionada por mais de 15 Forças Aéreas. Atualmente a FAB possui cerca de 60 Super Tucanos, distribuídos em cinco Esquadrões: 2º/5º Grupo de Aviação “Esquadrão Joker” (treinamento), o 1º/3º GAv “Esquadrão Escorpião”, o 2º/3º GAv “Esquadrão Grifo” e o 3º/3º “Esquadrão Flecha” (todos de Defesa Aérea) e o EDA “Esquadrilha da Fumaça” (demonstração).
@FFO