• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Embraer e Adani Defence & Aerospace anunciam planos para instalar linha de montagem do E175 na Índia

21 de fevereiro de 2026
Embraer e Adani Defence & Aerospace anunciam planos para instalar linha de montagem do E175 na Índia. Foto: Embraer.
Embraer e Adani Defence & Aerospace anunciam planos para instalar linha de montagem do E175 na Índia. Foto: Embraer.

Embraer e Adani Defence & Aerospace anunciam planos para instalar linha de montagem do E175 na Índia. A Adani Defence & Aerospace, empresa líder no setor aeroespacial e de defesa da Índia e principal companhia da Adani Enterprises Ltd, e a Embraer consolidaram um Memorando de Entendimento (MoU) ampliado para estabelecer uma linha de montagem final para o jato regional E175, no âmbito do programa de Aeronaves de Transporte Regional (RTA) da Índia.

O documento foi assinado por Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer, e por Jeet Adani, Diretor da Adani Defence & Aerospace, na presença do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal.

Esse avanço representa um passo significativo em relação ao MoU inicial, assinado em janeiro de 2026, e faz parte de um plano mais amplo para desenvolver o programa de Aeronaves de Transporte Regional (RTA) na Índia. O MoU também reforça o aprofundamento das relações estratégicas entre os dois países.

A parceria industrial tem como objetivo estruturar a produção do E175 na Índia. As duas empresas já trabalham em conjunto para avançar em todos os aspectos do MoU, incluindo oportunidades na fabricação de aeronaves, cadeia de suprimentos, serviços pós-venda, treinamento de pilotos e obtenção de encomendas que sustentem a proposta da linha de montagem final.

“A aviação regional é um dos pilares da expansão econômica. Com iniciativas como o programa UDAN ampliando a conectividade aérea nas cidades de médio e pequeno porte, é essencial fortalecer a aviação regional no país”, afirmou Jeet Adani, Diretor da Adani Defence & Aerospace. “Essa parceria também reforça as relações estratégicas entre Índia e Brasil, com a sinergia entre capacidades complementares dos dois países.”

“Estamos estruturando o segmento de jatos regionais na Índia. Esse é um passo importante rumo a uma aviação autossuficiente, capaz de reduzir as distâncias entre áreas urbanas e rurais, gerar empregos de alta qualificação e fortalecer a posição do país na indústria aeroespacial global”, afirmou Ashish Rajvanshi, Presidente e CEO da Adani Defence & Aerospace.

“O E175 tem um histórico reconhecido de operação em rotas regionais de alta frequência em diversos mercados, e a Índia é um dos principais países em expansão nesse segmento”, afirmou Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Esta assinatura representa um marco importante para a parceria, à medida que seguimos trabalhando em todos os aspectos relacionados à implantação da linha de montagem final no país, incluindo a obtenção de encomendas.”

Como um dos mercados de aviação que mais crescem no mundo em termos de tráfego de passageiros, a Índia tem demanda estimada de ao menos 500 aeronaves na faixa de 80 a 146 assentos nos próximos 20 anos. Essa projeção reflete o aumento da necessidade de conectividade regional e de curta distância, impulsionada pelo uso de jatos menores e mais eficientes.

Com capacidade para até 88 passageiros, o E175 é particularmente adequado para atender mercados pouco explorados em cidades de pequeno e médio na Índia. Essas regiões continuam pouco atendidas por aeronaves maiores, e o E175 pode viabilizar novas rotas, ampliar a conectividade, assegurar operações confiáveis e acelerar a expansão da aviação regional. À medida que o governo local intensifica os esforços para ampliar o acesso ao transporte aéreo, o E175 oferece uma solução comprovada e eficiente para o RTA, alinhada ao programa UDAN, que vem transformando a conectividade aérea em cidades de médio e pequeno porte na Índia.

A Adani Defence & Aerospace é a maior empresa privada integrada dos setores de defesa e aeroespacial da Índia, desenvolvendo capacidades essenciais em diversas áreas e avançando na produção nacional de aeronaves e veículos aéreos não tripulados (UAVs), alinhada às prioridades de segurança do país e às demandas internacionais. Com o maior complexo de MRO do país e uma plataforma de treinamento de pilotos em rápida expansão, a Adani Defence fortalece toda a cadeia de valor da aviação na Índia. Seu portfólio diversificado inclui aeronaves, sistemas não tripulados, aviônicos, armamentos e soluções de apoio e manutenção, voltados ao desenvolvimento de capacidades de longo prazo e ao avanço da autonomia do país.

A Embraer tem uma presença consolidada na Índia, com cerca de 50 aeronaves e 11 modelos atualmente em operação nos segmentos comercial, de defesa e de aviação executiva.

Sobre a Adani Defence & Aerospace

A Adani Defence & Aerospace, parte do Grupo Adani, é a maior empresa privada integrada de defesa e aeroespacial da Índia, atuando no desenvolvimento de capacidades estratégicas nos domínios terrestre, aéreo e marítimo. A companhia se dedica ao projeto, desenvolvimento, fabricação e sustentação de uma ampla variedade de plataformas e sistemas de defesa e aeroespaciais, incluindo soluções de vigilância aerotransportada e AEW&C, sistemas não tripulados, armamentos e munições, guerra eletrônica, aviônicos e tecnologias avançadas de munições.

Com foco em sustentação ao longo do ciclo de vida, serviços de MRO e treinamento aeronáutico, a Adani Defence vem desenvolvendo um ecossistema industrial de defesa robusto por meio de parcerias estratégicas com empresas globais, start-ups e MPMEs. Alinhada à visão Aatmanirbhar Bharat (Índia Autossuficiente), a companhia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de capacidades de longo prazo, a prontidão operacional e o fortalecimento da segurança nacional da Índia.

Sobre a Adani Enterprises Ltd

A Adani Enterprises Limited (AEL) é a principal empresa do Grupo Adani, um dos maiores conglomerados da Índia. Ao longo dos anos, a Adani Enterprises tem se dedicado ao desenvolvimento de novos negócios de infraestrutura, contribuindo para o avanço do país e estruturando essas operações como companhias de capital aberto. Entre os negócios de grande porte e alta escalabilidade já consolidados estão Adani Ports & SEZ, Adani Energy Solutions, Adani Power, Adani Green Energy, Adani Total Gas e Adani Wilmar — iniciativas que vêm fortalecendo a autossuficiência da Índia e gerando retornos significativos aos acionistas há três décadas.

A nova geração de investimentos estratégicos da companhia está focada no ecossistema de hidrogênio verde, na gestão aeroportuária, em data centers, rodovias e indústrias de base — como cobre e petroquímica — segmentos com amplo potencial de geração de valor.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login