Embraer demonstra A-29 Super Tucano para o Presidente do Paraguai. A Força Aérea Paraguaia (FAP) celebrou os seus 101 anos em um evento realizado ontem (22/02), na sede da Primeira Brigada Aérea, no setor militar do Aeroporto Internacional de Assunção. A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, Santiago Peña, demais autoridades e convidados.
A Embraer enviou para Assunção o A-29 Super Tucano, matrícula civil PT-ZDV, para exposição estáticas e voos de demonstração. A presença do avião de ataque brasileiro na festa paraguaia tem como pano de fundo uma negociação entre os governos envolvendo o fornecimento de um lote dessas aeronaves para a FAP.
O pacote oferecido ao Paraguai tem o valor aproximado de de US$ 121 milhões, e envolve o repasse de seis A-20 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, simuladores de voo, treinamento de oito pilotos e 12 técnicos de manutenção, a construção de infraestrutura para receber as novas aeronaves, além da modernização de dos AT-27 Tucanos atualmente em operação na FAP.
Por solicitação do Presidente Peña, os ministros estão trabalhando na busca de uma fonte de financiamento externo para possibilitar a aquisição das aeronaves da Embraer para reforçar a vigilância aérea na região de fronteira entre os dois países.
“As conversas estão apenas começando. Ainda não temos recursos e a fonte de financiamento está sendo analisada”, disse o General do Ar Julio Rubén Fullaondo, Comandante da FAP. “Os aviões seriam utilizados para treinamento e cumprimento da missão constitucional. Atualmente, nosso principal inimigo é o crime organizado e o tráfico ilícito”, disse o General-Oficial.
A capacidade operacional do Super Tucano permitirá que a FAP opere em quaisquer condições climáticas, em pistas curtas e semi-preparadas. O custo operacional do A-29 é cerca de US$ 1.500 por hora de voo, segundo informou General Julio Fullaondo.
No final de 1987 a FAP recebeu seis novos AT-27 Tucano (FAP 1051 à FAP 1056) comprados para o Grupo Aerotático (GAT), sediado em Assunção. Deste então, essas aeronaves de ataque leve e treinamento compõem a primeira linha de caça do Paraguai. Três AT-27 originais foram perdidos em acidentes (FAP 1054, FAP 1055 e FAP 1056), sendo posteriormente repostos por três Tucanos comprados de segunda mão da Força Aérea Brasileira (FAP 1057 à FAP 1059).
Conforme noticiamos, pela primeira vez os AT-27 Tucanos da Força Aérea Paraguaia deverão participar do Exercício Multinacional CRUZEX, que acontecerá no mês de novembro deste ano, na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte.
@FFO