Embraer confirma estudos para versão do E190-E2 de patrulha marítima. A Embraer lançou estudos para desenvolver uma variante de patrulha marítima do seu jato comercial E190-E2. A informação foi confirmada por João Bosco Costa Junior, CEO da Embraer Defesa e Segurança, durante a feira internacional Dubai Airshow, que acontece até o próximo dia 17/11 nos Emirados Árabes Unidos.
“Estamos em busca de alguns parceiros internacionais que possam se juntar a nós nesta jornada. É um momento perfeito para ter esse tipo de conversa com eles” , disse João Bosco à jornalistas durante a feira.
De acordo com Aviation Week, uma configuração estudada para a Aeronave de Patrulha Marítima (MPA) baseada na plataforma altamente modificada do E190-E2, teria um pod com sensores montado sob o nariz, seria armado com mísseis antinavio posicionados em pilones sob a fuselagem, além de um compartimento interno na parte traseira para as sonobóias.
“Estamos longe de uma configuração final. Estamos agora numa fase de avaliar todas as possibilidades e todas as soluções disponíveis no mercado para colocar o melhor que pudermos neste produto, para ter muito rapidamente um potencial cliente de lançamento”, disse o alto executivo da Embraer.
O Embraer E190-E2 MPA poderia se tornar uma opção nacional para a Força Aérea Brasileira (FAB), que atualmente opera uma reduzida frota de envelhecidos quadrimotores P-3AM Orion comprados usados da Marinha Americana em meados da década de 2000.
Se for formalmente lançado, o Embraer E190-E2 MPA representaria uma das primeiras aeronaves comerciais de grande porte nesse segmento de mercado dominado pelos EUA, que tem como carro-chefe o Boeing P-8A Poseidon há mais de uma década.
Cabe lembrar que a Marinha do Paquistão está trabalhando na conversão de três jatos executivos Embraer Linage 1000 em aeronaves de patrulha marítima. Apesar dessas aeronaves não serem da mesma versão, elas mantém muitas comunalidades com a família E190/E195 produzidas pela fabricante brasileira (saiba mais sobre o projeto paquistanês aqui).
@FFO