Embraer apresentou o KC-390 na África do Sul. A Embraer enviou um KC-390 Millenium para África do Sul, onde foi apresentado para Oficiais da Força Aérea Sul-Africana (SAAF) e autoridades da Defesa Nacional na Base Aérea de Waterkloof. O objetivo é oferecer o KC-390 como uma opção para a substituir a envelhecida frota de C-130BZ Hércules da SAAF.
A aeronave de demonstração da Embraer, matrícula civil PT-ZNG (futuro FAB 2852), chegou ao Aeroporto Internacional OR Tambo, em Johanesburgo, na quinta-feira (23/11), procedente de um tour de apresentação pelo Oriente Médio e Ruanda. No dia seguinte ele voou para Waterkloof, onde foi recebido pelo Alto Comando da SAAF e da Força Nacional de Defesa (SANDF), líderes do Departamento de Defesa, entre outras autoridades, para um voo de demonstração.
A apresentação do Embraer KC-390 na África do Sul atendeu a um convite feito pelo General Rudzani Maphwanya, durante a sua visita ao Brasil em abril deste ano. Na ocasião o Oficial-General disse que a África do Sul trabalha no projeto chamado “Jornada para a Grandeza”, para modernizar as suas Forças Armadas e consolidar o país na sua projeção no Continente Africano.
A África do Sul atualmente mantém militares em Missões de Paz da ONU na República Democrática do Congo e em Moçambique. Com isso, a modernização da frota de aeronaves de transporte pesado da SAAF é uma questão importante para que o país mantenha sua projeção regional.
Durante a entrevista coletiva, o General Maphwanya disse que é a primeira vez que a SANDF considera uma cooperação comercial e militar com a Embraer, salientando que a parceria com o Brasil é antiga, trazendo a referência do grupo econômico BRICS que reúne o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e África do Sul.
O processo de modernização da frota de aviões de transporte da SAAF está em fase de estudo inicial, e não foram tornados públicos detalhes como quantidades de aeronaves envolvidas e prazos de entregas. O certo é que a SANDF irá avaliar outras opções além do brasileiro Millennium.
O General Maphwanya destacou que o KC-390 é uma aeronave multifuncional, que poderia ser utilizada em uma série de missões, desde para combate a incêndios florestais, transporte VIP de autoridades, reabastecimento em Voo -para os caças Gripen C da SAAF, vigilância marítima, entre outras.
A Embraer estima que o continente africano precisará de 105 aeronaves na classe do KC-390 nos próximos 20 anos. Em particular, o governo de Ruanda acredita que o avião brasileiro é uma boa opção para missões humanitárias da União Africana e, inclusive, estuda a criação de uma possível unidade de transporte multinacional no Continente.
Entre os clientes KC-390 estão o Brasil (19 aeronaves encomendadas), Hungria (duas) e Portugal (cinco). A República Checa está fechando a compra de dois KC-390, a Áustria quatro e a Holanda cinco aeronaves.
@FFO