• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Embraer A-29 Super Tucano capacitado para combater drones

12 de novembro de 2025
Embraer A-29 Super Tucano capacitado para combater drones. Foto: Embraer.
Embraer A-29 Super Tucano capacitado para combater drones. Foto: Embraer.

Embraer A-29 Super Tucano capacitado para combater drones. A Embraer anunciou a expansão do portfólio de missões do A-29 Super Tucano, ao adicionar a capacidade de combater ameaças modernas não tripuladas de forma eficaz e acessível.

O Conceito Operacional (CONOPS) definido pela Embraer permitirá que operadores atuais e futuros dos A-29 Super Tucanos, adicionem missões de combate à Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS) ao perfil operacional das aeronaves quando necessário.

“Continuamos a expandir as capacidades do A-29 para cumprir com as missões mais recentes enfrentadas por muitas nações ao redor do mundo”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Os desafios contínuos na guerra moderna e os conflitos recentes em todo o mundo demonstraram a necessidade urgente de soluções para combater SANTs. O A-29 é a ferramenta ideal para enfrentar sistemas aéreos não tripulados de forma eficaz e de baixo custo, somando ao já extenso conjunto de missões da aeronave, que inclui apoio aéreo aproximado, reconhecimento armado, treinamento avançado e muitas outras”.

Para cumprir essa missão foram aproveitadas as atuais capacidades do A-29, como os foguetes guiados por laser e as metralhadoras .50 embutidas nas asas, também foram incorporados novos sensores e datalinks capazes receber as coordenadas iniciais e direcionamento de alvos, bem como o sensor Eletro-Óptico/Infravermelho (EO/IR) para rastreamento e designação a laser.

O A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice versátil e potente, conhecida por seu design robusto, que permite realizar operações a partir de pistas não pavimentadas e em bases avançadas em ambientes austeros e terrenos acidentados. É o líder global em sua categoria, com mais de 600.000 horas de voo.

A aeronave cumpre uma ampla gama de missões, como treinamento avançado de pilotos, apoio aéreo aproximado (CAS), patrulha e interdição aérea, treinamento de controladores de ataque conjunto, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) armado, vigilância de fronteiras e escolta aérea. Devido a essa combinação inigualável de capacidades e flexibilidade operacional, combinada com seu custo de ciclo de vida econômico, o Super Tucano foi selecionado por 22 forças aéreas em todo o mundo.

O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é ampliada por aviônicos avançados de interface homem-máquina (HMI). Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, e alto nível de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login