Embraer 190 da Azerbaijan Airlines é abatido por russos e cai no Cazaquistão. O Embraer 190-100IGW 4K-AZ65 da Azerbaijan Airlines transportando 62 passageiros e cinco tripulantes caiu ao tentar pousar no Aeroporto de Aktau, no Cazaquistão, na manhã de 25 de dezembro. O E190 teria sido abatido em espaço aéreo do Cazaquistão, ao tentar um pouso de emergência na cidade de Aktau.
O voo J28243 faria a rota Baku/Azerbaijão — Grozny/Rússia com 62 passageiros, partido de Baku às 07h55, hora local subindo para 30 mil pés (FL300). Conforme o Flightradar24, após decolar a aeronave foi “exposta a forte interferência de GPS” enquanto voava no estaço aéreo russo na proa de Grozny.
O avião voava a cerca de 30.000 pés acima de Makhachkala, na Rússia, quando desapareceu do radar às 08h25, hora local. Dados do Flightradar24 mostram que a velocidade vertical da aeronave mudou mais de 100 vezes durante os últimos 74 minutos do voo, atingindo valores extremos de menos 8.300 pés/min. a subidas muito íngremes de até 8.300 pés/min., indicando um possível problema de controle de voo. A tripulação declarou mayday emitindo um sinal 7700 no seu transponder às 9h35, hora local, reportando falha no sistema de controle. Em seguida, às 09h49, os pilotos informaram que iriam fazer pouso de emergência em Aktau, no Cazaquistão, do outro lado do mar Cáspio.
Provavelmente o E-190 tenha sido atingido próximo a Makhachkala, na Rússia. Apesar de declarar emergência, o pouso em solo russo foi negado — teria percebido o erro? Os Russos não queriam provas em seu território?
O E-190 reapareceu no FR24 às 10h07, sobrevoando o Mar Cáspio em direção a Aktau, significativamente fora da sua rota de voo normal. As 10h28, o avião atingiu o solo. O acidente foi registado em vídeo, mostrando a aeronave em um voo picado, configurada para pouso e muito acima da velocidade normal de aproximação. O avião atingiu no solo num ângulo acentuado, com a asa direita batendo primeiro no solo. Em seguida caiu, explodiu e partiu-se em duas partes.
A companhia aérea disse que a tripulação tentou um pouso de emergência a aproximadamente 3 quilômetros (1,9 milhas) da cidade de Aktau, no Cazaquistão. A escolha teria sido em função do espaço aéreo russo estar negando GPS e a aeronave estar sofrendo perda de controle e estar sem autorização de pouso.
O governo cazaque disse que 38 das 67 pessoas a bordo faleceram. Isso tornaria o acidente um dos piores envolvendo um E190, de acordo com dados da Aviation Safety Network da Flight Safety Foundation. Em 2010, 44 pessoas pereceram em um acidente da Henan Airlines envolvendo o tipo de aeronave. A companhia aérea disse que, de acordo com dados preliminares, 37 passageiros eram do Azerbaijão, 16 da Rússia, 6 do Cazaquistão e 3 do Quirguistão.
Os primeiros relatos falavam em colisão com pássaros. Porém, vídeos da aeronave acidentada mostram muitos buracos na cauda e fuselagem típicos de um míssil terra-ar de defesa aérea de ponto.
Fontes do governo do Azerbaijão confirmaram no dia seguinte que um míssil terra-ar russo causou a queda do avião da Azerbaijan Airlines em Aktau. O míssil foi disparado de um sistema de defesa aérea Pantsir-S1 (SA-22 Greyhound) usando um míssil SAM AAM 95YA6-2/M. De acordo com fontes russas, no momento em que o voo da Azerbaijan Airlines sobrevoava o território da Chechênia, as forças de defesa aérea russas tentavam ativamente abater UAVs ucranianos.
O chefe do Conselho de Segurança da República Chechena, Khamzat Kadyrov, confirmou que um ataque de drones em Grozny ocorreu na manhã de quarta-feira, observando que não houve vítimas ou danos. Se esses dados preliminares forem confirmados, esta seria a segunda vez em uma década que as forças russas destruíram uma aeronave comercial. O último foi o voo MH17 (B777-200 9M-MRD), abatido em 17 de julho de 2014 sobre a Ucrânia por uma baria russa com míssil Buk. Desta vez, os próprios cidadãos russos, bem como de países vizinhos, estão entre as vítimas.
A Azerbaijan Airlines disse que está suspendendo voos de Grozny para Baku e Makhachkala/Rússia até que a investigação do acidente seja concluída. Todos os outros voos continuarão a ser operados conforme planejado.
O Embraer EMB-190-100IGW c/n 19000630 4K-AZ65 da Azerbaijan Airlines, tinha 11,5 anos, sendo entregue à transportadora em julho de 2013. Ela registrou 9.474 horas em 6.296 voos.
@CAS