• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Embraer 175 da PF transporta presos do Suriname para o Brasil

11 de outubro de 2024
Embraer 175 da PF transporta presos do Suriname para o Brasil. EMB-175 estacionado em Paramaribo (Foto: Airport Management PBM).
Embraer 175 da PF transporta presos do Suriname para o Brasil. EMB-175 estacionado em Paramaribo (Foto exclusiva RFA: Airport Management PBM – Sherween Nannan).

Embraer 175 da PF transporta presos do Suriname para o Brasil. A Polícia Federal (PF) prendeu na quarta-feira (09), sete brasileiros investigados na Operação Maré Segura, que se encontravam foragidos no Suriname. A Coordenação de Aviação Operacional da PF (CAOP-PF) enviou um dos seus Embraer 175 para trazer ao Brasil os indivíduos que foram deportados pelo Suriname.

Emb-175 em Paramaribo (Foto: Ministério da Justiça do Suriname).
Emb-175 em Paramaribo (Foto: Ministério da Justiça do Suriname).

A pedido das autoridades surinamesas, os indivíduos foram transportados em aeronave da Polícia Federal. Para a missão, a CAOP-PF enviou seu EMB-175, matrícula PS-DPF, decolou de Brasília (DF) no dia 08/10, com destino à Paramaribo, no Suriname, com uma escala técnica em Belém (PA). O retorno ocorreu no dia seguinte, na mesma rota.

Rota realizada pelo PS-DPF (Fonte: FR24).
Rota realizada pelo PS-DPF (Fonte: FR24).

Os presos foram entregues ao sistema penitenciário do estado do Pará, onde ficaram à disposição da Justiça.De acordo com a PF, os deportados foram oficialmente presos após ingressarem no território nacional.

Os homens foram localizados e presos em Paramaribo pela polícia do Suriname, com o apoio do Judicial Intervention Team (grupo de investigação ligado à Procuradoria Geral da República), após trabalho de cooperação policial internacional com a PF.

Os investigados possuíam alerta de Difusão Vermelha da Interpol, em razão de envolvimento com o crime organizado e, por esse motivo, foram considerados personae non gratae pelo Suriname. Eles estariam envolvidos com os crimes de contrabando, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa e eram considerados foragidos da Operação Maré segura, deflagrada pela Polícia Federal em junho de 2024, com apoio da Receita Federal do Brasil.

A Operação Maré Segura tinha o objetivo de desarticular organização criminosa atuante no contrabando de cigarros e lavagem de dinheiro. De acordo com as investigações, eles transportavam e distribuíam mercadorias proibidas oriundas do exterior, utilizando-se de embarcações e terminais logísticos, em atividade organizada, usurpando-se do pagamento dos tributos devidos e colocando em risco a saúde pública do país.

A frota da CAOP-PF é composta por dois EMB-175 (PS-DPF e PS-CAV), dois ERJ-145 (PR-DPF e PR-PFN), um C208B Grand Caravan (PR-AAC), um Be-350i King Air (PR-BSI), além dos helicópteros AS350B2 (PR-HFA #Caçador06, PR-HFB #07, PT-HZH #11 e PR-LEE), AS355N (PR-HFC#08 e PR-HFD#09) e do AW139 (PR-HFV #10).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login