Desde o dia 15 de janeiro, aeronaves C-99 do 1º/2º GT – Esquadrão Condor, da Força Aérea Brasileira (FAB), estão envolvidas em missões de transferência de pacientes e equipes de saúde, de Manaus (AM) para outras capitais do Brasil.
No primeiro dia (15/01), o C-99 FAB 2522, transportou nove pacientes e seis profissionais de Manaus (AM) para Teresina (PI). Aina no mesmo dia, outro voo levou doze pacientes foram levados para São Luís (MA).
No sábado (16/01), o C-99 decolou de Manaus (AM) para São Luís (MA) com 11 pacientes, acompanhados de seis profissionais de saúde. Neste mesmo dia, outros 15 pacientes foram transferidos para Brasília (DF).
No domingo (17/01), um C-99 decolou de Manaus (AM) com destino a João Pessoa (PB) com 15 pacientes, e equipes de saúde. Na noite de domingo, outro jato do Esquadrão Condor, decolou de Manaus (AM), com 12 pacientes, acompanhados de equipes de saúde, para Natal (RN), onde pousou na madrugada.
Na segunda (18/01), o C-99 FAB 2524, levou 14 pacientes de Manaus para Goiânia (GO).
O Oficial-de-Operações do Esquadrão Condor, Major Aviador Andrei Oliveira da Silva Santos, falou da importância deste apoio. “A Força Aérea sempre estará engajada na missão de integrar a nossa nação. Atender às necessidades da sociedade é muito gratificante para nós. Sabemos das demandas agravadas pela COVID-19 e, poder contribuir, levando alento às pessoas, por meio das asas que protegem o País, nos enche de muita alegria e satisfação. É uma honra ajudar a população, especialmente a estado do Amazonas. Nós queremos ajudar a amenizar a dor destas pessoas”, disse.
Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde.
O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.