

Em missão oficial na Suécia a SEFA reafirma compromisso com a modernização da FAB. Uma comitiva da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e do Ministério da Fazenda esteve em Estocolmo, na Suécia, entre os dias 12 e 19/09, para negociar o 2º Termo Aditivo ao Contrato de Operação de Crédito Externo que financia o Projeto F-X2 – programa responsável pela aquisição dos caças F-39 Gripen. O encontro marcou mais um passo na consolidação da parceria entre Brasil e Suécia no setor de defesa e tecnologia aeroespacial.
“Uma grande Força precisa estar à frente da tecnologia, buscando sempre o aperfeiçoamento contínuo de seus meios para manter seu poder dissuasório. É nesse contexto que surgiu o Projeto F-X2: mais que a aquisição de uma aeronave avançada, trata-se de uma parceria sólida entre Brasil e Suécia em tecnologia, inovação e colaboração de longo prazo”, afirmou o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita.
A delegação brasileira participou de diversas reuniões com representantes da Swedish Export Credit Corporation (SEK) e da Swedish Export Credit Agency (EKN), Instituições-Chave para a estrutura financeira do contrato. As discussões incluíram a possibilidade de novos financiamentos com apoio sueco, ampliando a cooperação bilateral em defesa e tecnologia aeroespacial.

Ao final da visita oficial, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o CEO da SEK, Magnus Montan, e o Diretor da EKN, Åke Nordlander, assinaram as cartas de intenção para futuros acordos de financiamentos.
“Esta missão reafirma que não se trata somente de um contrato financeiro, mas de uma parceria sólida e duradoura entre Brasil e Suécia. Somos gratos pela hospitalidade e pela confiança, certos de que juntos avançaremos em novos patamares de desenvolvimento e soberania”, concluiu o Secretário da SEFA.
Cooperação estratégica
O Projeto F-X2, que já proporcionou a entrega das primeiras aeronaves F-39 Gripen à FAB, segue como pilar fundamental para a modernização da Força Aérea Brasileira e para a consolidação da cooperação estratégica, industrial e tecnológica entre Brasil e Suécia, países que em 2026 celebrarão 200 anos de relações diplomáticas.
Fonte: FAB
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO