Em meio as tensões com a Rússia, Pentágono manteve silêncio sobre teste de míssil hipersônico. A USAF e a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) conduziram discretamente um teste com míssil hipersônico no mês passado. Para evitar um aumento ainda maior nas tensões com a Rússia, o Pentágono optou por retardar o anúncio do teste do HAWC (Hypersonic Air-breathing Weapon Concept).
O teste foi realizado com sucesso em meados de março, e envolveu o lançamento em voo de um B-52 Stratofortress da versão HAWC, desenvolvida em conjunto pela Lockheed Martin e Aerojet Rocketdyne, disse um oficial de defesa para o Defense News.
A DARPA divulgou um comunicado na terça-feira (05/04), informando que o míssil HAWC foi impulsionado pelo estágio do motor scramjet, fabricado pela Aerojet, atingindo rapidamente a velocidade de cruzeiro Mach 5. Ele manteve essa velocidade por longo tempo, enquanto voava em altitudes superiores a 65.000 pés (20 km), por uma distância de mais 300 milhas náuticas (550 km).
Esse evento marcou o segundo voo bem-sucedido do HAWC, após o teste realizado em setembro de 2021. Andrew Knoedler, Gerente do Programa HAWC no Tactical Technology Office da DARPA, disse que o programa agora está analisando dados do teste de voo.
“Este teste de voo do Lockheed Martin HAWC demonstrou com sucesso um segundo projeto que permitirá que nossos combatentes selecionem competitivamente as capacidades certas para dominar o campo de batalha”, disse Knoedler. “Essas conquistas aumentam o nível de maturidade técnica para a transição do HAWC para um programa de serviço de registro.”
O teste da USAF aconteceu logo após as notícias que a Rússia usou uma de suas armas hipersônicas no contra a Ucrânia, e foi justamente na mesma semana da viagem do presidente Joe Biden à Europa.
O General Tod Wolters da USAF, Chefe do Comando Europeu dos EUA, confirmou em uma audiência do Comitê do Senado na semana passada, que a Rússia lançou várias armas hipersônicas contra alvos na Ucrânia.
De acordo com o Oficial ouvido pela Defense News, a decisão do Pentágono de não revelar o teste foi similar ao ocorrido no início de março, quando adiou um teste do Míssil Balístico Intercontinental (ICBM) Minuteman III. Esse teste do ICBM foi adiado depois que o presidente russo, Vladimir Putin, colocou as duas forças nucleares em alerta máximo, e o Pentágono disse que queria evitar qualquer possível mal-entendido sobre o teste Minuteman III.
Mísseis hipersônicos são altamente manobráveis e capazes de voar a velocidades superiores a cinco vezes a velocidade do som. Com essas características, podem ter sua trajetória alterada em voo, se tornando muito difíceis de seres rastreados e neutralizados, como ocorre com os mísseis balísticos convencionais.
@FFO