Em 24 horas F-5 da FACH e T-38C da USAF perdem canopi em voo. Em menos de 24 horas, um F-5E da Fuerza Aérea de Chile (FACH) e um T-38C da USAF perderam seu canopi em pleno voo. Ambos incidentes não deixaram feridos.
Na tarde de ontem (14/06), um Northrop F-5E Tiger II da FACH decolou da Base Aérea de El Tepual, em Puerto Montt, sul do país, com destino à capital Santiago do Chile. Logo após a decolagem, o caça perdeu seu canopi, forçando o piloto a declarar emergência e retornar para El Tepual, onde pousou com segurança.
O canopi do F-5E caiu em terreno descampado na região de Puerto Octay. Ninguém foi ferido em solo, e o equipamento foi imediatamente recolhido pelo pessoal da FACH.
No dia anterior (13/06), um T-38C Talon (versão de treinamento do F-5) da USAF, da Base Aérea de Vance, Oklahoma, perdeu seu canopi durante uma missão de rotina, sobre a área de Ringwood. O piloto conseguiu retornar em segurança para Vance AFB. O canopi foi localizado por populares no final da tarde. Ninguém ficou ferido em solo.
“Nós treinamos nossos pilotos para serem os melhores do mundo e os preparamos completamente para qualquer tipo de emergência. Nossos aviadores são nosso recurso mais importante. Treinamos para o inesperado e este é um excelente exemplo de nossos pilotos mostrando suas habilidades”, disse o Coronel Jay Johnson, comandante da 71st Training Air Wing da USAF.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO