ELTA Systems apresentou o pod radar AESA ELM-2060PES. A Israel Aerospace Industries (IAI) recentemente apresentou o novo pod de radar eletrônico desenvolvido pela ELTA Systems, a sua subsidiária de sistemas de defesa. Trata-se do ELM-2060PES AESA SAR/GMTI, desenvolvido para a aviação de combate com base no ELM-2060P, amplamente comprovado em combate por décadas.
O novo ELM-2060PES é composto por um Radar Ativo de Varredura Eletrônica (AESA), um Radar de Abertura Sintética (SAR) e um sistema de Indicação de Alvo Terrestre em Movimento (GMTI). Possui um datalink de banda larga bidirecional com Linha de Visada (LOS), interconectado com um datalink de uma Estação Terrestre de Exploração (GES).
O sistema está acomodado em um pod central removível, totalmente compatível com o envelope aerodinâmico dos tanques de combustível externos dos caças. Ele pode ser integrado e operado através dos aviônicos da aeronave, ou remotamente, através do datalink da estação terrestre.
De acordo com a ELTA, o pod ELM-2060PES captura imagens que se aproximam a qualidade fotográfica. Essas imagens são utilizadas para Reconhecimento e Vigilância de Alvos Críticos de Tempo (TCT), suporte de Ataque de Precisão e Avaliação de Danos de Batalha (BDA), e opera como um verdadeiro sensor diurno e noturno, através das camadas de nuvens, chuva, fumaça, nevoeiro e poluição atmosférica.
O ELM-2060PES possui modos avançados de alta resolução de radar, usados para a classificação de alvos e geolocalização de precisão de alvos terrestres fixos e móveis, fornecendo aos operadores informações de inteligência de alta qualidade. Os recursos de alcance estendido e faixa ultralarga do pod ELM-2060PES fornecem recursos de missão em tempo real, para todos os climas e visibilidade, reconhecimento à distância e vigilância, operando em ambientes hostis e desafiadores.
“O novo sistema AESA SAR/GMTI da ELTA oferece recursos poderosos de reconhecimento em tempo real, incorporando nossos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, incluindo o AESA completo e técnicas de processamento exclusivas. Os dados de alta qualidade deste sistema permitem a interpretação e extração de inteligência de imagem crítica essencial para operar no campo de batalha moderno”, afirma Yoav Turgeman, Presidente da ELTA e Vice-Presidente Executivo da IAI.
Fonte: IAI
@FFO