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Elemento de Su-34ME da Argélia em voo de testes na Rússia

24 de novembro de 2025
Elemento de Su-34ME da Argélia em voo de testes na Rússia. Dois Su-34M argelinos, sem matrículas visíveis, se aproxima para pouso em algum local na Rússia, durante um voo de teste. Foto: Redes Sociais.
Elemento de Su-34ME da Argélia em voo de testes na Rússia. Dois Su-34M argelinos, sem matrículas visíveis, se aproxima para pouso em algum local na Rússia, durante um voo de teste. Foto: Redes Sociais.

Elemento de Su-34ME da Argélia em voo de testes na Rússia. Recentes imagens divulgadas nas redes sociais de um elemento de caças-bombardeiros Su-34ME da Força Aérea da Argélia em voo de testes na Rússia, indica que a entrega dessas aeronaves está próxima.

A fotografia, feita em local não identificado, mostra dois Su-34ME com a camuflagem padrão da Força Aérea Argelina, em tons de areia, branco e a parte inferior azul. Ambas aeronaves não ostentam nenhuma marcação externa ou matrícula de identificação. Em outra fotografia é possível ver o interior do jato de combate durante um voo em ala.

Voo em ala mostra detalhes da cabine de comando de um Su-34ME da Argélia. Foto: Redes Sociais.
Voo em ala mostra detalhes da cabine de comando de um Su-34ME da Argélia. Foto: Redes Sociais.

Em dezembro de 2019, publicações de defesa argelinas noticiaram a assinatura de contratos entre Argel e Moscou, envolvendo a negociação de 42 aeronaves de combate para a Argélia, incluindo 14 Su-34ME, 14 Su-57E e 14 Su-35E. As entregas estavam originalmente previstas para serem concluídas até o final de 2025.

Porém, a invasão da Ucrânia pelas tropas russas, em fevereiro de 2022, mudou tudo e forçou que a capacidade de produção da indústria de defesa nacional se voltasse para suprir a demanda interna para a reposição das perdas em combate. Apenas de variantes do Su-34, analistas estimam que quase 40 unidades foram perdidas ou danificadas na guerra. Atrasos para o cumprimento de contratos de exportação foram inevitáveis.

Em meados deste ano surgiu esta imagem de um Su-34ME, matrícula 703, pousando no aeroporto de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. Foto: Redes Sociais.
Em meados deste ano surgiu esta imagem de um Su-34ME, matrícula 703, pousando no aeroporto de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. Foto: Redes Sociais.

O Su-34M (código OTAN “Fulback”) é a mais moderna versão desta avançada família e caças-bombardeiros, originalmente desenvolvida para ataques de precisão em profundidade em cenários complexos e contestados, guerra eletrônica, interdição e ataque marítimo.

Em sua configuração de exportação, Su-34ME, ele mantém as principais capacidades da plataforma, incluindo radares de precisão de terreno e de visão lateral, além de sistema de mira multimodo projetado para alvos terrestres e navais. A aeronave também foi projetada para transportar uma ampla gama de armamentos ar-superfície e ar-ar russos.

Para a Argélia, um tradicional cliente de aeronaves de combate russas/soviéticas, a chegada dos Su-34ME Fulback representarão um avanço e uma modernização considerável na sua capacidade de defesa aérea.

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